Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

China envia nota criticando países que questionaram morte de Xiaobo

Nobel da Paz morreu após batalha contra o câncer

China envia nota criticando países que 
questionaram morte de Xiaobo
Notícias ao Minuto Brasil

06:06 - 14/07/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo dissidente

As declarações de governos ocidentais condenando a morte do dissidente chinês e prêmio Nobel da Paz Liu Xiaobo causou protestos por parte da China. 

De acordo com a EFE, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do país, Geng Shuang, afirmou que o governo "apresentou protestos perante algumas nações para demonstrar o descontentamento". 

+ Policial israelense é morto após ataque em Jerusalém

Entre os receptores da mensagem de desagravo estão o governo americano e o Alto Comissário de Direitos Humanos das Nações Unidas, Zeid Ra'ad al Hussein.

O comitê do Nobel da Paz, na Noruega, que concedeu o prêmio a Xiaobo em 2010, soltou um comunicado nessa quinta em que "responsabilizava"o governo chinês pela morte do intelectual.

Xiaobo faleceu após uma batalha contra o câncer. Preso em 2009, após assinar uma carta que pedia democracia em seu país, ele foi solto há cerca de um mês para poder se submeter ao tratamento. O governo alemão chegou a oferecer ajuda e solicitar a transferência dele para o país, mas a China proibiu a saída dele de seu território. Ele tinha 61 anos.

Campo obrigatório