Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Suécia nega asilo a idosa afegã de 106 anos

Segundo Agência de Migração do país, idade avançada não é motivo para barrar deportação

Suécia nega asilo a idosa afegã de 106 anos
Notícias ao Minuto Brasil

20:59 - 04/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Deportação

A Suécia anunciou que foi aprovada a deportação da afegã Bibihal Uzbezi, de 106 anos. A idosa chegou ao país carregada pelo filho e pelo neto durante o auge da crise migratória, em 2015. A Agência de Migração do país informou à "AP" nesta segunda-feira (4) que idade avançada não é motivo para garantir o asilo.

A família de Uzbezi já recorreu à decisão sob a alegação de que a saúde da idosa está muito debilitada. A lei do país permite que requerentes de asilo que tiveram o seu pedido recusado possam recorrer da decisão em até três instâncias.

+ Turista brasileiro morre em meio a protesto contra a Uber no Chile

Antes de ir para a Europa, a família de Uzbezi vivia ilegamente no Iraque há oito anos. Eles deixaram o Afeganistão por conta da guerra, segundo o neto da idosa Mohammed Uzbeki.

Em 2015, através da rota dos Bálcãs, a Uzbezi chegou ao país em uma viagem que é feita a pé ou de trem. Segundo a "Deutsche Welle", atualmente, Uzbezi vive com outros 11 membros de sua família na vila de Hova, no centro da Suécia.

A família teve o pedido negado porque encontrou dificuldade para provar o risco que correria se retornasse ao país natal.

A decisão do departamento de migração teria chegado durante o Ramadã. O estado de saúde da idosa teria piorado quando ela ficou sabendo.

A diretora da Rede Sueca de Grupos de Apoio a Refugiados, Sanna Vestin, explicou que a Agência de Migração tem negado pedidos de asilo de cidadãos do Afeganistão por considerar que o país não é inseguro. No entanto, Vestin ressaltou que muitas cidades afegãs não são seguras no momento.

Campo obrigatório