Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Maduro cancela presença no Conselho de Direitos Humanos da ONU

Venezuelano será substituído por ministro de Relações Exteriores

Maduro cancela presença no Conselho de Direitos Humanos da ONU
Notícias ao Minuto Brasil

16:18 - 05/09/17 por ANSA

Mundo Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, não discursará mais na próxima segunda-feira (11) na abertura da 36ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, informaram as Nações Unidas nesta terça-feira (5).   

"O presidente Maduro não vai discursar no Conselho de Direitos Humanos. Está previsto que o ministro de Relações Exteriores, Jorge Arreaza Montserrat, o faça em seu lugar", afirmou o porta-voz da instituição, Rolando Gomez, em uma nota enviada à imprensa, sem outras explicações.   

+ EUA vão receber mais 'pacotes de presente', diz Coreia do Norte

Na última segunda-feira (4), Maduro confirmou sua viagem a Genebra, mas poucas horas depois cancelou sua visita. O mandatário da Venezuela pretendia discursar aos representantes dos 47 Estados membros do Conselho.   

Recentemente, um relatório do Escritório do Alto Comissionado das Nações Unidas para os Direitos Humanos denunciou o uso letal da força e atos de tortura por parte de policiais e militares contra manifestantes e detidos - muitos deles de forma arbitrária - durante os protestos contra a nova Assembleia Constituinte venezuelana.   

A ONU pedirá ao Conselho de Direitos Humanos na sessão da próxima segunda-feira que estude medidas para evitar uma maior deterioração dos direitos humanos no país, mediante um mecanismo de supervisão, relatórios regulares e uma comissão de investigação.   

O país vive uma intensa crise econômica e política. A Venezuela é cenário desde abril de manifestações contra o governo de Maduro, que já deixaram 125 mortos e mais de cinco mil pessoas detidas.   

A reunião do Conselho de Direitos Humanos acontecerá de 11 a 29 de setembro. (ANSA)

Campo obrigatório