Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

França não confirma terrorismo em ataque em Marselha

Ação com duas vítimas foi reivindicada pelo Estado Islâmico

França não confirma terrorismo em ataque em Marselha
Notícias ao Minuto Brasil

16:28 - 02/10/17 por Ansa

Mundo Investigação

Apesar da reivindicação do Estado Islâmico (EI), a França ainda não confirma a ligação do grupo terrorista com o ataque que deixou duas jovens mortas em uma estação de trem de Marselha, no sul do país, no último domingo (1º).

+ FBI descarta ligação de atirador de Las Vegas com Daesh

Fontes próximas à investigação disseram à imprensa local que, até agora, não foi encontrada qualquer relação entre o autor do ataque e o EI. A polícia também apura se havia um possível laço entre o agressor e as vítimas, duas primas de 20 e 21 anos. Sequer o caráter terrorista da ação foi confirmado.

O autor do ataque já tinha diversas passagens pela polícia por pequenos delitos, sempre apresentando identidades diferentes. A última delas ocorreu dois dias antes do atentado, em Lyon, onde as primas haviam passado o fim de semana.

Acusado de furtar uma jaqueta em uma loja, ele disse que era um sem-teto e consumidor de "drogas pesadas" e foi liberado pela polícia, após ter apresentado um passaporte tunisiano em nome de Hanachi Ahmed, 30 anos. Os investigadores agora apuram para descobrir se essa era sua real identidade.

O ataque ocorreu na estação Saint-Charles, a principal de Marselha, e testemunhas relataram que o homem gritava "Allahu Akbar" ("Deus é grande" em árabe) enquanto esfaqueava as duas jovens.

Canadá

Em outro caso suspeito de terrorismo no fim de semana, um homem esfaqueou um policial e atropelou quatro pessoas com um caminhão em Edmonton, no Canadá, na fronteira com os Estados Unidos.

O ato ocorreu na noite do último sábado (30), e a polícia encontrou uma bandeira do Estado Islâmico no veículo. Nesta segunda-feira (2), as autoridades divulgaram a identidade do suposto terrorista: o somali Abduhali Hasan Sharif, que tentava obter refúgio no país e foi detido após seu caminhão capotar.

O ataque deixou cinco pessoas feridas. Com informações da ANSA.

Campo obrigatório