Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Depois de parto normal, gêmeas siamesas viajam 1,4 mil km para cirurgia

Anick e Destin ainda estão sob observação em hospital, mas passam bem

Depois de parto normal, gêmeas siamesas viajam 1,4 mil km para cirurgia
Notícias ao Minuto Brasil

12:40 - 15/10/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Congo

Duas bebês gêmeas siamesas viajaram com a mãe cerca de 1,4 mil quilômetros pela República Democrática do Congo na busca de cirurgiões voluntários que as separassem. A jornada atraiu olhares em todo o país.

Nascidas de uma gestação de 37 semanas e de parto normal, em Muzombo, na África, Anick e Destin tinham apenas nove dias quando viajaram por 15 horas até a capital do Congo, Kinshasa.

+ Passa de 180 número de mortos em atentado na capital da Somália

A jornada começou em uma motocicleta, que levou a mãe e as duas meninas para procurarem ajuda.

A família temia pela vida das bebês, que não compartilhavam órgãos vitais. O trio se aventurou na selva para ir a um hospital que fica a 249 quilômetros da casa delas, em Vanga. Parte do percurso foi feita de avião.

Em agosto deste ano, Anick e Destin fizeram a tão desejada cirurgia e foram separadas. Como conta a "BBC", elas estão sob monitoramento médico em Vanga e devem ir para a casa em três semanas.

O médico Junior Mudji, que cuida das bebês no hospital, informou que as gêmeas passam bem e que acredita que a separação delas tenha sido a primeira cirurgia do tipo no Congo. O fato delas terem nascido de parto normal impressiona.

Campo obrigatório