Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Depois de polêmico veto migratório, EUA voltam a receber refugiados

Apesar da permissão, determinada em novo decreto, Donald Trump não foi tão maleável na autorização de requerimento de asilo de cidadãos de 11 países

Depois de polêmico veto migratório, EUA voltam a receber refugiados
Notícias ao Minuto Brasil

05:57 - 25/10/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Imigrantes

Após polêmico veto migratório e colocar em prática a promessa de barrar imigrantes, em março deste ano, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou atrás e, nesta terça-feira (24), autorizou a entrada de refugiados no país. Apesar da permissão, determinada em novo decreto, o republicano não foi tão maleável quanto à autorização de requerimento de asilo de cidadãos de 11 países. Esse grupo, de acordo com o documento, só poderá entrar nos EUA em casos excepcionais, com direito a possíveis novas medidas de segurança.

Segundo informações do G1, a medida, votada no início do ano, foi alvo de uma longa batalha judicial e autorizada parcialmente pela Suprema Corte dos Estados Unidos em junho. Como a revisão foi concluída, o presidente justificou que a permissão de entrada dos refugiados "é coerente com a segurança e o conforto dos Estados Unidos", no entanto, também ressaltou a importância de reforçar o processo de revisão das solicitações.

+ Jovens dos EUA fazem fotos como membros da KKK e com saudação nazista

Por meio de um comunicado, o governo americano afirmou que será iniciada uma "revisão adicional em profundidade sobre os refugiados de 11 nacionalidades identificadas previamente como que podiam apresentar um maior risco para os EUA". O Departamento de Estado também declarou que não identificará essas 11 nações por considerar que isso pode dificultar as operações de "aplicação da lei". A informação foi repassada a jornalistas por uma funcionária que pediu para não se identificar.

Campo obrigatório