Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Prefeito alemão é esfaqueado por defender política pró-refugiados

Presidente da câmara de Altena, oeste da Alemanha, ficou ferido no pescoço quando um homem que se manifestou contra a política pró-refugiados do município o atacou com uma faca

Prefeito alemão é esfaqueado por defender política pró-refugiados
Notícias ao Minuto Brasil

10:04 - 28/11/17 por Lusa

Mundo Andreas Hollstein

"Os serviços de segurança partiram do princípio de que o ataque tem uma motivação política", tendo em conta os propósitos do agressor, indicou o ministro presidente do estado regional da Renânia do Norte/Westáfália, onde ocorreu o incidente, na noite da última segunda-feira (27).

Na manhã desta terça (28), a chanceler alemã Angela Merkel condenou o ataque a Andreas Hollstein, membro do seu partido conservador, CDU.

+ Polícia prende suspeito de preparar atentado para réveillon

"Estou horrorizada com este ataque com uma faca", escreveu Merkel no Twitter, através do porta-voz.

O presidente da câmara encontrava-se num restaurante e o agressor, de 56 anos, que segundo testemunhas estava visivelmente alcoolizado, abordou-o para perguntar se Hollstein era o líder do município.

Após a resposta afirmativa de Hollstein, o agressor começou a criticar a política municipal de apoio aos refugiados e, munido com uma faca com uma lâmina de 30 centímetros, atacou o presidente da câmara, antes de ferir também um empregado de mesa do restaurante. Assistido no hospital local, Hollstein acabou por ter alta pouco depois.

Altena, com cerca de 18.000 habitantes, esteve em tempos nos holofotes midiáticos devido à política generosa em relação aos imigrantes, tendo acolhido mais refugiados do que lhe competia, segundo o sistema nacional de repartição.

Mais de um milhão de pessoas pediram asilo na Alemanha desde 2015, na sequência da decisão de Merkel de abrir as portas do país. A decisão valeu-lhe inúmera críticas de vários setores alemães, as mais graves feitas pela extrema-direita.

A agressão a Hollstein lembra outra ocorrida em outubro de 2015 visando a homóloga de Colônia, Henriette Reker, que ficou gravemente ferida por um apoiador da extrema-direita, que protestava contra a chegada de imigrantes que pediram asilo. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório