Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tensão em Madri após morte de senegalês gera confrontos com a polícia

Morte em circunstâncias controversas de um vendedor ambulante senegalês desencadeou protestos

Tensão em Madri após morte de senegalês gera confrontos com a polícia
Notícias ao Minuto Brasil

05:29 - 17/03/18 por Lusa

Mundo Espanha

Ao fim da tarde da sexta-feira (16), o centro de Madri estava sob tensão, um dia após a morte em circunstâncias controversas de um vendedor ambulante senegalês que desencadeou confrontos com a polícia e protestos no Senegal.

"Queremos fazer um apelo à calma", declarou a vice-presidente da Câmara da capital espanhola, Marta Higueras, após novos incidentes ao fim da manhã, anunciando que a presidente do município, Manuela Carmena, havia encurtado uma estada em Paris para regressar a Madri.

+ Confrontos levam à fuga de 64 mil de áreas sitiadas sírias

Pelas 18h (14h em Brasília), mais de um milhão de pessoas estavam concentradas numa das praças do bairro central de Lavapiés, na maioria jovens vestidos de negro e equipados com lenços, alguns deles gritando "Polícia assassina!". Em Barcelona, também houve uma manifestação.

Os participantes responderam à convocatória para protestarem feita pelo "Sindicato dos 'Manteros'" (termo utilizado em Espanha para designar os vendedores ambulantes), que quer "denunciar o racismo institucional" que conduziu ao "assassínio" de Mame Mbaye Ndiaye, um cidadão senegalês de 35 anos.

Na quinta-feira (15) à tarde, Mbaye Ndiaye fugira de uma intervenção da polícia na turística praça da Puerta del Sol e tinha chegado ao bairro de Lavapiés, onde residem pacificamente espanhóis e imigrantes de todas as nacionalidades.

Segundo os serviços de emergência, o senegalês foi vítima de convulsões e sofreu um ataque cardíaco, seguido de paragem cardiorrespiratória. À noite, dezenas de manifestantes atiraram pedras e garrafas a um caminhão de bombeiros, e numerosos policiais que se encontravam no local reagiram disparando balas de borracha.

Elementos de mobiliário urbano, entradas de sucursais bancárias e bicicletas foram incendiados. A polícia contou dez feridos nas suas fileiras e fez seis detenções, mas não se registraram mais feridos. O Senegal protestou junto de Espanha e exigiu uma "investigação independente".

"Convoquei imediatamente o embaixador de Espanha (em Dakar) para lhe transmitir uma nota verbal de protesto", declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros senegalês, Sidiki Kaba, à rádio privada RFM. Segundo um vereador encarregado da polícia municipal de Madri, José Javier Barbero Gutiérrez, Mbaye Ndiaye sucumbiu a uma paragem cardíaca cerca de 15 ou 20 minutos depois de "ter aparentemente chegado à Puerta del Sol, onde ocorreu uma intervenção policial sobre a venda ambulante".

"Não temos conhecimento de uma intervenção policial que o visasse pessoalmente", acrescentou o responsável, enquanto muitos senegaleses garantiam que ele se viu obrigado a correr porque estava sendo perseguido.

A Câmara de Madri anunciou um inquérito aprofundado e solicitou as gravações das câmaras de rua no seu percurso. A Espanha, com 46,5 milhões de habitantes, tem cerca de 10% de estrangeiros, dos quais apenas 64.000 são senegaleses. Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório