Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Espanha barra lei que autorizava posse de Puigdemont

Catalunha tem até 22 de maio para apresentar novo candidato

Espanha barra lei que autorizava posse de Puigdemont
Notícias ao Minuto Brasil

19:40 - 09/05/18 por ANSA

Mundo Corte

A Corte Constitucional da Espanha acatou um recurso do governo contra a chamada "Lei Puigdemont", que permitiria ao líder separatista tomar posse a distância na presidência da comunidade autônoma.    Assim que a norma foi aprovada, o governo espanhol indicou que apresentaria uma ação para vetá-la. "A determinação do governo é a de impedir qualquer vulnerabilidade ou fraude", disse o porta-voz Íñigo Méndez de Vigo.

"Nenhum candidato será empossado se não estiver presente no Parlamento da Catalunha", afirmou.   

A medida havia sido votada na região na última sexta-feira (4) e autorizava que a sessão de posse "se celebrasse sem a presença ou intervenção do candidato".   

Puigdemont vive em exílio desde que foi acusado de "rebelião", após a declaração de independência unilateral do território catalão, que ocorreu em outubro de 2017. Ele, inclusive, tentou tomar posse a partir de Bruxelas, mas a Justiça o impediu.   

Agora os líderes independentistas devem anunciar outro candidato à Presidência até 22 de maio, quando o prazo para estabelecer um governo se encerra. Caso não haja um indicado, a Espanha convocará novas eleições na região.   

O primeiro-ministro Mariano Rajoy pediu aos partidos pró-independência que deixem de "perder tempo".

"Espero que haja um senso comum, e a partir dele vamos ver entre todos se somos capazes de terminar com uma disputa que serviu única e exclusivamente para nos dividir", declarou. Com informações da ANSA.

Leia também: Nova diretora da CIA garante que não permitirá torturas

Campo obrigatório