Meteorologia

  • 27 MAIO 2020
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Catalunha: candidatura de Quim Torra é rejeitada na primeira votação

Esta recusa já era esperada, uma vez que o partido de extrema-esquerda não aceita outros candidatos além de Carles Puigdemont

Catalunha: candidatura de Quim Torra é rejeitada na primeira votação
Notícias ao Minuto Brasil

15:45 - 12/05/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Independência

O Parlamento da Catalunha rejeitou a candidatura de Quim Torra, depois de não ter conseguido maioria absoluta na primeira votação por causa da abstenção de quatro políticos da Candidatura de Unidade Popular (CUP), diz o El País. Esta recusa já era esperada, uma vez que o partido de extrema-esquerda não aceita outros candidatos além de Carles Puigdemont.

Recorde-se que o ex-presidente da Generalitat, ainda exilado, recorreu a Torra como uma espécie de plano D, depois de recusadas as investiduras dele próprio, de Jordi Sànchez e Jordi Turull.

A abstenção dos parlamentares da CUP, impedindo a maioria absoluta, joga, assim, a decisão para na próxima segunda-feira (14), onde uma maioria simples bastará para Torra ser eleito o novo presidente do governo catalão.

O advogado e escritor Quim Torra é deputado do Juntos pela Catalunha (JxCat), o mesmo do ex-líder da Generalitat, e dirigiu a Ómnium Cultural até 2015. 

Leia também: Papa questionará bispos chilenos sobre omissão de abusos

Campo obrigatório