Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Alemanha 'será sempre responsável' por Auschwitz, diz ministro

Heiko Maas definiu o lugar como "inferno na Terra"

Alemanha 'será sempre responsável' por Auschwitz, diz ministro
Notícias ao Minuto Brasil

16:00 - 20/08/18 por Lusa

Mundo Heiko Maas

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Heiko Maas, visitou hoje o antigo campo de concentração de Auschwitz que definiu como "o inferno na Terra, uma criação alemã da qual a Alemanha sempre será responsável".

O chefe da diplomacia alemã visitou Auschwitz antes de uma reunião com o seu homólogo polaco Jacek Czaputowicz, realizada no mosteiro franciscano em Harmeze, sul da Polônia, a cuja congregação pertencia o frade Maximiliano Kolbe, assassinado pelos nazis em Auschwitz.

"Escolhemos este lugar para realizar a nossa reunião como forma de expressar o nosso respeito e prestar homenagem a todas as vítimas polacas dos crimes alemães cometidos durante a Segunda Guerra Mundial", afirmou Czaputowicz.

+ Presidiários dos Estados Unidos iniciam greve nesta terça-feira

Heiko Maas considerou que o lugar é um "símbolo importante da história difícil" que os dois países compartilham, "mas também uma prova da maturidade das relações entre Polônia e Alemanha", sublinhando que "os campos de concentração representam os parágrafos mais sombrios da história da Alemanha".

"Nós assumimos a responsabilidade pelas atrocidades que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial contra polacos e judeus", mencionou Maas.

O ministro alemão disse que atualmente a Polônia "não é apenas uma vizinha, mas também uma amiga valiosa e uma parceira importante na Europa", reconhecendo que os dois países ainda precisam de abordar muitas questões "difíceis" se quiserem dar um impulso decidido aos seus relacionamentos.

"Neste sentido, estamos preparando consultas intergovernamentais que acontecerão neste outono", avançou.

Entre essas questões "difíceis" estão as reparações pela guerra, lembrou Czaputowicz, que explicou que na Polônia "há um sentimento de tratamento injusto, se se comparar as perdas sofridas durante a Segunda Guerra Mundial e as compensações recebidas".

Cerca de um milhão de judeus foram assassinados durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) em Auschwitz, juntamente com católicos, membros da resistência, homossexuais e ciganos, entre outros alvos.

De acordo com a agência de notícias espanhola Efe, Heiko Maas assinou o livro de visitas do museu de Auschwitz-Birkenau, onde se referiu dessa forma ao antigo campo nazi na Polônia. Com informações da Lusaweb. 

Participe: Campanha do Notícias ao Minuto dá iPhone X de R$ 7.799

Campo obrigatório