Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Brexit: multidão lota ruas de Londres por novo referendo; veja

Manifestantes alegam que as promessas feitas antes do Brexit começar não condizem com o que está sendo negociado agora

Brexit: multidão lota ruas de Londres por novo referendo; veja imagens

Notícias ao Minuto Brasil

02:01 - 22/10/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reino Unido

Milhares de manifestantes foram às ruas de Londres, neste sábado (20), para pedir um novo referendo sobre o chamado Brexit - saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

A marcha partiu do Hyde Park, ao meio dia (8h em Brasília), em direção ao parlamento britânico, em Westminster, onde várias personalidades discursaram.

A principal reivindicação do grupo é a realização de um segundo referendo. Os manifestantes alegam que as promessas feitas antes do Brexit começar não condizem com o que está sendo negociado agora.

Os organizadores do evento garantem que parte dos 52% que votaram a favor da iniciativa mudaram de opinião ao ver compreender as reais consequências de abandonar a UE, de acordo com 'O Globo'.

+ Atentado suicida em Cabul, no Afeganistão, deixa 13 mortos

Em junho deste ano, cerca de 100 mil pessoas já haviam se manifestado pela mesma causa, mas não convenceram a primeira-ministra Theresa May a realizar uma segunda consulta popular. Na última quarta-feira (17), a chefe de estado criticou a postura:

"Agora querem um segundo referendo para voltar a se dirigir ao povo britânico e dizer a ele ‘Oh, sentimos muito, mas acredito que vocês se equivocaram’”. Não haverá segundo referendo, as pessoas votaram e esse governo levará a cabo a decisão", afirmou May.

Contudo, o movimento para a realização de um novo referendo tem crescido no Reino Unido, sendo apoiado, inclusive, por vários políticos, como o ex-primeiro-ministro Tony Blair.

Campo obrigatório