Meteorologia

  • 11 DEZEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Alemanha proíbe 18 sauditas de entrarem na Europa

Suspeitos estariam envolvidos na morte de Jamal Khashoggi

Alemanha proíbe 18 sauditas de entrarem na Europa
Notícias ao Minuto Brasil

14:20 - 19/11/18 por ANSA

Mundo relações exteriores

O ministro das Relações Exteriores alemão, Heiko Haas, anunciou nesta segunda-feira (19) a proibição de entrada de 18 cidadãos da Arábia Saudita na área do Tratado de Schengen por suposto envolvimento na morte do jornalista Jamal Khashoggi, no último dia 2 de outubro.

Haas explicou que a operação foi realizada com a cooperação de França e Reino Unido. "Continuaremos a monitorar a situação e nos reservamos o direito de tomar providências posteriores", disse o ministro, que até agora tem "mais perguntas que respostas" sobre o caso.

A polícia alemã diz que não pode divulgar os nomes dos suspeitos para não prejudicar as investigações. O banimento vale para os 26 países signatários do Tratado de Schengen, que garante livre circulação de cidadãos entre os Estados-membros. O acordo inclui a maior parte dos países europeus, exceto o Reino Unido e a Irlanda.

+ Resgatar submarino seria 'disparate', diz ministro argentino

Khashoggi

Jamal Khashoggi foi assassinado dentro do consulado saudita em Istambul no último dia 2 de outubro. Ele era crítico do goveno saudita e trabalhava para o jornal norte-americano "The Washigton Post", que publicou na semana passada reportagem que afirma que a Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos acredita que o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, estaria por trás do crime.

A revelação contradiz as alegações do governo da Arábia Saudita, que nega veementemente envolvimento no caso. Segundo a publicação, a avaliação da CIA é "a mais definitiva até o momento que liga Mohammed à operação e complica os esforços do governo do presidente Donald Trump para preservar seu relacionamento com o aliado". (ANSA)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório