Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Polícia turca faz busca em casa que estaria ligada à morte de Khashoggi

De acordo com a agência de notícias estatal Anadolu, policiais revistaram um poço no jardim, nesta segunda-feira (26), e usaram cães e drones para ajudar

Polícia turca faz busca em casa que estaria ligada à morte de Khashoggi
Notícias ao Minuto Brasil

16:26 - 26/11/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Possibilidade

A polícia está procurando uma casa no noroeste da Turquia em conexão com o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi. De acordo com a agência de notícias estatal Anadolu, policiais revistaram um poço no jardim, nesta segunda-feira (26), e usaram cães e drones para ajudar.

Uma equipe da CNN em cena viu cães revistando as terras, enquanto equipes forenses vestidas de branco entraram e saíram do prédio.

A vila é na aldeia de Samanli, na província de Yalova na região de Mármara, cerca de 56 quilômetros ao sul de Istambul. No mês passado, o presidente Erdogan mencionou Yalova como uma das áreas que um grupo de sauditas fez antes de Khashoggi ser morto.

Esta é a primeira busca feita por policiais públicos desde que os locais foram revistados no mês passado, incluindo o consulado saudita, a residência do cônsul geral e uma floresta nos arredores de Istambul.

+ Atentado com carro-bomba na Somália deixa mortos e feridos

Entenda o caso

Khashoggi, um ex-membro da realeza saudita que se tornou um crítico do governo do país, desapareceu no início de outubro depois de visitar o consulado de Istambul, no país, para obter documentos para seu iminente casamento.

Há duas semanas, o Ministério Público da Arábia Saudita disse que 11 pessoas haviam sido indiciadas em seu assassinato, com cinco pessoas enfrentando a pena de morte por envolvimento direto em "ordenar e executar o crime".

O jornalista foi morto depois de "uma briga" no consulado saudita, segundo a promotoria. Seus assassinos o amarraram e injetaram uma overdose fatal de um sedativo. Então, os promotores dizem que eles desmembraram seu corpo e cinco o removeram do consulado.

A polícia não encontrou os restos mortais de Khashoggi.

Riad afirmou que nenhum dos líderes do país, o rei Salman bin Abdulaziz Al Saud e o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, sabia da operação.

Mas oficiais da inteligência, legisladores e analistas familiarizados com o reino dizem que uma operação dessa natureza e escala exigiria a conscientização e a orientação do príncipe herdeiro, que controla todos os serviços de segurança do país.

Campo obrigatório