Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Trump não se opõe a divulgação integral de relatório Mueller

A Casa Branca, através da porta-voz, Sarah Sanders, esclareceu hoje que o presidente "está muito feliz"

Trump não se opõe a divulgação integral de relatório Mueller
Notícias ao Minuto Brasil

13:28 - 25/03/19 por Lusa

Mundo EUA

A Casa Branca anunciou nesta segunda-feira (25) que o presidente dos EUA, Donald Trump, "não tem qualquer problema" na divulgação completa do relatório do procurador-especial sobre a investigação russa, enquanto o Kremlin tem o seu momento "eu disse".

O procurador-geral dos EUA, Bill Barr, divulgou domingo um resumo de quatro páginas do relatório de Robert Mueller, revelando não haver nenhuma prova de conluio entre a equipe de Trump e o governo russo, nas eleições presidenciais de 2016, mas, no mesmo dia, o Partido Democrata exigiu a divulgação do relatório na sua versão integral.

A Casa Branca, através da porta-voz, Sarah Sanders, esclareceu hoje que o presidente "está muito feliz" com a conclusão da investigação e que "não tem qualquer problema" em que o relatório seja integralmente divulgado.

O governo russo também já reagiu, através de um comunicado do Ministério das Relações Exteriores que salienta que "a principal conclusão, que é a ausência de conspiração entre a campanha eleitoral de Donald Trump e a Rússia, não poderia ser outra".

O Kremlin expressou surpresa por "para chegar a esta conclusão, uma equipe de 19 advogados, 40 agentes do FBI e criminólogos, tenham tido de trabalhar quase dois anos".

+ Battisti confessa participação em homicídios pela primeira vez

Mas o Kremlin nada disse sobre o fato do relatório de Robert Mueller ter comprovado "os esforços da Rússia para influenciar as eleições de 2016" e que o governo russo ordenou a "intrusão em computadores e acessou a e-mails de pessoas afiliadas com a campanha presidencial do Partido Democrata".

Por sua vez, os líderes Democratas no Congresso consideram que o resumo do relatório é ambíguo e duvidam de que o presidente tenha ficado totalmente ilibado de culpas.

"O documento do procurador-geral, (Bill) Barr, levanta tantas perguntas quanto as respostas", disseram em comunicado Nancy Pelosi e Chuck Schumer, líderes das bancadas Democratas na Câmara de Representantes e do Senado, respectivamente.

Os Democratas insistem que a investigação de Robert Mueller não é conclusiva no que diz respeito a um possível crime de obstrução à justiça por parte de Donald Trump, e querem conhecer mais detalhes do relatório.

A porta-voz da Casa Branca disse que o Presidente não se oporá à revelação integral do documento e que deixará ser o procurador-geral a decidir sobre essa matéria.

Na sua página da rede social Twitter, Donald Trump fez vários posts manifestando sua felicidade pela conclusão do inquérito de Robert Mueller.

"Não houve conluio. Não houve obstrução. Completa e total absolvição", escreveu domingo Donald Trump, lamentando que "o país tenha tido de passar por isto", referindo-se ao inquérito do procurador-especial que ele apelidou sucessivas vezes de "uma caça às bruxas". Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório