Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça os 6 melhores alimentos para combater a enxaqueca

A alimentação pode ser a forma mais eficaz de prevenir e até tratar a enxaqueca

Conheça os 6 melhores alimentos
para combater a enxaqueca
Notícias ao Minuto Brasil

13:45 - 20/04/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dicas

A enxaqueca é um dos tipos de cefaleia primária mais recorrentes e pode apresentar 20 diferentes formas de atuação. Ela é considerada uma doença caracterizada por episódios de dor muito intensas que surgem de forma intercalada com períodos sem sintomas e dor.

Leia também: Cientista descobre alimento que melhora em 40% a memória

A alimentação pode ser uma das causas da enxaqueca (podendo até agravar os sintomas), mas destaca-se também como um escudo protetor eficaz e até mesmo uma das melhores formas de combater esta doença.

É possível prevenir o aparecimento de dores de cabeça intensas apostando em alimentos como os vegetais de folha verde escura, salmão, nozes, sementes e ainda grãos integrais. Contudo, os protagonistas passam a ser outros quando o objetivo é atenuar as consequências da enxaqueca.

De acordo com a médica Keri Glassman, existem seis ‘aliados’ no combate à enxaqueca e um deles é o gengibre devido à capacidade de bloquear a prostaglandina, um neurotransmissor que desencadeia processos inflamatórios. Além disso, conta a especialista ao site Today, esta raiz tem ainda o ‘poder’ de combater as náuseas que muitas vezes surgem de mãos dadas com a dor de cabeça intensa.

Por ser rica em ácidos graxos ômega 3 (que possuem também um lado anti-inflamatório potente), a cavala é um outro alimento aliado, especialmente nos dias em que as dores de cabeça estão impossíveis de suportar. E se você pretende começar a combater a enxaqueca assim que se acorda, nada como o iogurte grego ou um prato de ovos mexidos. Estes dois alimentos fornecem bons níveis de vitamina B, um dos minerais mais eficazes no alívio de dores.

E por falar em minerais, um dos mais importantes para o alívio da enxaqueca é o magnésio, capaz de atenuar as dores em 42.1% diz a especialista, destacando o espinafre entre as escolhas mais certeiras.

Por fim, mas não menos importante, está o consumo de melancia, uma das frutas que mais promove a hidratação. Sim, a desidratação pode também desencadear e agravar a enxaqueca. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório