Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Votação do impeachment no Senado deve durar pelo menos 20 horas

Nesta sexta (6), por 15 votos a cinco, foi aprovada pela Comissão o parecer do relator Antonio Anastasia (PSDB-MG) pela continuidade do processo

Votação do impeachment no Senado deve durar pelo menos 20 horas
Notícias ao Minuto Brasil

22:28 - 06/05/16 por Notícias Ao Minuto

Política Demora

A previsão dada pelo secretário-geral do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, é de que a votação do impeachment na Casa dure dois dias. Em declaração ao UOL, Bandeira de Mello Filho disse que ela começará "10h da manhã e pode ter uma duração de 20 horas".

Nesta sexta (6), por 15 votos a cinco, foi aprovada pela Comissão de Impeachment o parecer do relator Antonio Anastasia (PSDB-MG) pela continuidade do processo. A decisão agora passará por votação envolvendo os 81 senadores e será aprovada se tiver dois terços dos votos a favor. Caso isso aconteça, Dilma Rousseff fica afastada da Presidência da República e assume o cargo o vice-presidente Michel Temer (PMDB).

Na Câmara, a votação do impeachment durou seis horas. Lá, os deputados anunciaram e justificaram seus votos no microfone, com falas que, na maioria dos casos, nada tinha a ver com as pedaladas fiscais e a edição de decretos de suplementação orçamentária sem a autorização do Congresso.

Segundo Bandeira de Mello, "cada senador falará durante 15 minutos. São 10 minutos para discussão, 5 para encaminhamento. E, em seguida, teremos orientação de bancadas e a votação propriamente dita".

Ainda segundo o secretário-geral, pode haver atrasos: "É possível que outros fatos dessa semana - temos aí previsto um processo pelo Conselho de Ética do senador Delcídio do Amaral- podem acabar atrapalhando esse calendário. Mas, se tudo correr como previsto, devemos ter, na quarta-feira, a discussão e a votação desse parecer de admissibilidade."

Campo obrigatório