Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Primeiro voto a favor da cassação de Cunha é dado por relator

Marcos Rogério afirma que a conta na Suíça é do peemedebista e que ele mentiu no depoimento na CPI da Petrobras

Primeiro voto a favor da cassação 
de Cunha é dado por relator
Notícias ao Minuto Brasil

20:48 - 12/09/16 por Notícias Ao Minuto

Política Câmara

Restabelecida a sessão na Câmara dos deputados nesta segunda-feira (12), o relator do processo, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), diz que todas as oportunidades de defesa foram dadas a Eduardo Cunha (PMDB) durante o processo.

Garante que ficou demonstrado que o peemedebista tem patrimônio no exterior, e que os trustes não "passam de empresas de papel, laranjas de luxo", informa o G1.

Cunha é o verdadeiro dono das contas e do dinheiro na Suíça, e assegura que: "não foi só uma simples mentira, uma mera sonegação de informação". Alega que o depoimento voluntário do deputado afastado na CPI da Petrobras teve como propósito criar um palco para atacar e gerar descrédito à Operação Lava Jato.

O relator afirma que a legislação é clara no sentido da obrigatoriedade de declarar bens e valores no exterior e qualquer direito sobre eles. Como contribuinte brasileiro e residente no Brasil, Cunha sempre teve que se relacionar com as instituições nacionais de acordo com a lei brasileira, sendo uma falácia o argumento de que a criação de um truste o torna imune às regras nacionais.

O relator do processo diz que o banco suíço afirma que o patrimônio é de Cunha e que é ele que possui o controle da conta, e que Claudia Cruz, mulher do político, também foi usada, de certa forma, como laranja.

Rogério assegura que origem do dinheiro, segundo denúncia recebida pelo STF, é propina decorrente da compra pela Petrobras de um campo de petróleo em Benim, na África.

Pelo relator, o voto é de cassação do mandato de Eduardo Cunha e que a pena de perda de mandato é "perfeitamente adequada, necessária e proporcional".

Campo obrigatório