Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Moro desiste de investigar blogueiro Eduardo Guimarães

O jornalista passou por uma condução coercitiva, a pedido de Moro, e sofreu quebra de sigilo telefônico

Moro desiste de investigar blogueiro Eduardo Guimarães
Notícias ao Minuto Brasil

19:05 - 30/05/17 por Notícias Ao Minuto

Política Justiça

O juiz Sérgio Moro não irá mais julgar o jornanalista Carlos Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania. Ele se declarou suspeito para investigá-lo no processo de vazamento de informações sigilosas, já que tem um pedido de investigação contra Eduardo por supostas ameaças em uma rede social.

O jornalista passou por uma condução coercitiva, a pedido de Moro, e sofreu quebra de sigilo telefônico. Por não concordar com a forma como Moro conduz a operação Lava Jato, ele entrou com uma representação contra o juiz no Conselho Nacional de Justiça.

No caso de Guimarães, Moro indagou-o sobre quem teria vazado para ele as informações. Ao receber a informação, o juiz desqualificou Eduardo:

"Um verdadeiro jornalista não revelaria jamais sua fonte. Confirmou ainda que não só divulgou a informação em seu blog, mas antes comunicou-a a assessor do investigado [Lula]”, relatou o juiz à época, e completou dizendo que ele repassou o nome de quem vazou a informações logo após ser perguntado. A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) condenou a postura de Moro na época.

Campo obrigatório