Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Procuradores da Lava Jato criticam reforma de 'velhos caciques'; vídeo

Carlos Fernando dos Santos Lima e Deltan Dallagnol postaram imagens em redes sociais

Procuradores da Lava Jato criticam reforma de 'velhos caciques'; vídeo
Notícias ao Minuto Brasil

08:10 - 16/08/17 por Folhapress

Política Insatisfação

Em vídeo divulgado nas redes sociais, os procuradores da força-tarefa da Lava Jato Carlos Fernando dos Santos Lima e Deltan Dallagnol criticaram a reforma política que deve começar a ser votada na Câmara, nesta quarta (16).

Para eles, a proposta é de "velhos caciques" que querem "se agarrar ao poder".

Entre outras medidas, a reforma pretende criar mais um fundo público para financiar candidatos, de R$ 3,6 bilhões, e instituir a eleição de deputados pelo chamado "distritão", em que vencem os mais votados.

"Pretendem tirar dinheiro do seu bolso para colocar no saco sem fundo dos partidos", afirmou Lima.

+ Bolsonaro processa padre que o chamou de 'machista e homofóbico'

Na opinião dos procuradores, os valores ficariam na mão de "caciques partidários" e seriam distribuídos aos "velhos conhecidos", "muitos deles corruptos", com o objetivo de aumentar a taxa de reeleição.

"Para muitos deles, perder o mandato significa perder o foro privilegiado, e, com isso, ter um grande risco de ir para a cadeia", afirmou Dallagnol.

Eles ainda criticaram o "distritão", que tornaria as campanhas mais caras e facilitaria as chances de reeleição a quem tem a máquina pública a seu favor.O vídeo foi divulgado na noite desta terça (15). A votação da reforma política deve ocorrer nesta quarta (16). Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório