Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Intervenção federal no Rio repercute no Senado nesta sexta-feira

Expectativa é de que o presidente da República, Michel Temer, assine decreto ainda hoje

Intervenção federal no Rio repercute no Senado nesta sexta-feira
Notícias ao Minuto Brasil

11:09 - 16/02/18 por Notícias Ao Minuto

Política Brasília

A notícia da intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro repercutiu no Senado, nesta sexta-feira (16). A senadora Ana Amélia (PP-RJ) disse no Plenário que a noticia é muito preocupante. Segundo ela, as forças armadas têm tido zelo grande para evitar contaminação de soldados ante o assédio do crime organizado. Diante desse risco, acrescentou, a intervenção deve ter prazo curto.

A representante do Rio Grande do Sul ainda lembrou que o problema da violência não é exclusividade do Rio de Janeiro e está em vários outros estados, independentemente de partido ou de corrente política. Além disso, ela se mostrou contra a criação de um ministério específico para cuidar da área.

A expectativa é de que o presidente da República, Michel Temer, assine decreto confirmando a intervenção ainda hoje. Ele também avalia anunciar nesta sexta a criação do novo Ministério da Segurança Pública, o qual a deputada Ana Amélia se referiu.

+ Joesley diz à PF que fez 'gesto de dinheiro' em conversa com Temer

Já a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), por sua vez, afirmou que o país não vive uma realidade democrática, mas uma crise institucional, "desde que o governo ilegítimo de Michel Temer", que hoje tem apenas 6% de aprovação, subiu ao poder.

"Esse governo fez um desmonte do estado, levando o país a esse inicio de caos social. A segurança é só uma das questões que se agravam no país ", afirmou.

Em entrevista à Rádio Senado, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), informou que a equipe técnica do presidente Temer ainda está fechando os últimos detalhes do texto do decreto, entre eles a questão do prazo de duração.

Segundo ele, o Congresso está sintonizado com as necessidades do país e vai tomar um posicionamento favorável em relação às ações que precisam ser empreendidas.

Campo obrigatório