Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Lula guerreiro' é ovacionado em missa para Marisa Letícia

Teve início a missa em homenagem à ex-primeira dama Marisa Letícia, que compeltaria 68 anos neste sábado

'Lula guerreiro' é ovacionado em missa para Marisa Letícia
Notícias ao Minuto Brasil

11:45 - 07/04/18 por Notícias Ao Minuto

Política Celebração

Aos gritos de "Lula, guerreiro do povo brasileiro", o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido pela militância que esteve em vigília em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo. Na manhã deste sábado (7) teve início, por volta das 10h30, a missa em homenagem à ex-primeira dama Marisa Letícia, que completaria 68 anos neste data.

Acompanhado por um time de apoiadores - entre eles a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), a presidente do Partido dos Trabalhadores Gleisi Hoffmann, a presidenciável Manuela d'Ávila (PCdoB) e o ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa Celso Amorim - o líder petista que conduziu o Brasil por oito anos subiu ao palanque ovacionado pelo público.

+ Comitê confirma que Lula vai se pronunciar em missa para Marisa

Dom Angelico Sandalo Bernardino, encarregado de conduzir a parte religiosa da cerimônia, saudou os presentes e pediu silêncio durante a celebração.

"Se puderem guardar um pouquinho de silêncio, a gente agradece", pediu à militância agitada. Dom Angelico também se desculpou, logo no início, pelo atraso de uma hora para o início da cerimônia, que estava marcada às 9h30, mas teria extrapolado o horário por "problemas técnicos". O celebrante saudou Lula, a "presidenta" Dilma Rousseff e a memória de Marisa Letícia, "esposa do nosso querido Lula", que morreu de um AVC em 3 de fevereiro do ano passado.

"Na assembleia aqui composta por católicos, evangélicos, espíritas, umbandistas, crentes e não crentes, a comissão resolveu transformar esta celebração em uma celebração da palavra", declarou Dom Angelico.

Notícias ao Minuto

[Crédito: Mídia Ninja]

A celebração seguiu com homenagens a Marisa Letícia. Antes de convocar a leitura da primeira carta de Paulo aos Coríntios, o celebrante declarou: "Injustiças vergonhosas, contemplando juizes, condenando dizendo: 'temos convicções, mas não temos provas'. Barbaridade! Mas o povo não desanima. Irmãos e irmãs, olhem agora no seu coração e veja se ele está com o lixo do ódio".

Apoio de Dilma

Convidada por Dom Angelico a ler a Oração de São Francisco, a ex-presidente Dilma Rousseff foi apresentada como "uma irmã nossa, que até o fim legítimo do seu mandato, dado pelo seu povo, continua sendo a presidenta do Brasil". Ela foi recebida pelos presentes aos gritos de "Dilma, eu te amo", e proferiu algumas palavras de exaltação ao seu amigo e aliado polítco, condenado a mais de 12 anos de prisão

"O presidente Lula é um homem de religião e homem de fé, que se inspira num representante da Igreja Católica que teve compromisso com os mais pobres, que redigiu o primeiro documento contrário à escravidão. Um dos primeiros defensores da terra nas primeiras formas de vida, um ecologista. Um grande inspirador do Papa Franciso, que escolheu o seu nome para o representar e que honra a melhor tradição da Igreja Católica e representado aqui pelo nosso querido Dom Angelico. O presidente Lula se inspirou nesses valores, nessa oração", declarou Dilma.

Após a leitura da oração, a declaração da ex-presidente foi seguida pela canção "Asa Branca", de Luiz Gonzaga, um hino nordestino associado à trajetória política de Lula. O público protestou com gritos de "Não se entrega", pedindo ao ex-presidente que continuasse com a resistência.

Cerca de uma hora após o início da missa, Lula ainda não havia se pronunciado. Após a cerimônia, ele deve se entregar à Polícia Federal para cumprir a ordem de prisão dada pelo juiz federal Sérgio Moro na última quinta-feira (5).

Campo obrigatório