Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bolsonaro elogia Collor e omite nome de FHC em cerimônia

Fernando Azevedo assume ministério da Defesa

Bolsonaro elogia Collor e omite nome de FHC em cerimônia
Notícias ao Minuto Brasil

18:50 - 02/01/19 por Folhapress

Política Transmissão

Em evento de transmissão de cargo ao ministro da Defesa, Fernando Azevedo, o presidente Jair Bolsonaro disse que as Forças Armadas são obstáculo para quem quer usurpar o poder.

A declaração foi feita em discurso no qual Bolsonaro elogiou as ações de alguns ex-presidentes da República em relação aos militares, mas disse que a categoria foi esquecida por alguns outros dirigentes do país e do Ministério da Defesa.

+ Governo Bolsonaro ameaça liberdade de imprensa, segundo organizações

O presidente citou nominalmente José Sarney, Fernando Collor -que estava presente no evento-, e Itamar Franco.

Ele se recusou a mencionar o nome do tucano Fernando Henrique Cardoso e arrancou risos da plateia ao dizer "depois tivemos outro governo, o senhor sabe qual foi".

Ao citar a gestão de FHC, Bolsonaro disse que os militares tiveram alguns problemas. "Em especial comigo, mas seguimos a nossa jornada".

O presidente é capitão reformado do Exército e abandonou a carreira militar na década de 1980, depois de responder internamente por problemas disciplinares.

Bolsonaro não fez menções aos ex-presidentes petistas Lula e Dilma Rousseff e nem a Michel Temer, de quem recebeu a faixa presidencial na terça-feira (1º), prometendo libertar o Brasil do socialismo.

Ele lembrou ter sido um dos três deputados a votar contra a criação do ministério da Defesa, em 1999, no governo FHC.

Por fim, ele disse que as Forças Armadas passaram por um brutal desgaste de força política, "mas não perante o povo brasileiro".

"Hoje em dia, a situação que eu estou aqui, que o Brasil chegou, é prova inconteste que o povo, em sua grande maioria, quer respeito, quer ordem e quer progresso", disse.

Bolsonaro agradeceu ao comandante do Exército, general Villas Bôas.

"O que já conversamos fica entre nós, mas o senhor é um dos responsáveis por eu estar aqui", disse. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório