• 18 MARçO 2024

Novo planeta detectado orbitando estrela a 63,4 anos-luz da Terra

13:30 - 20/08/19 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

Um novo planeta gigante foi detectado na órbita da estrela Beta Pictoris, que brilha a 63,4 anos-luz da Terra, revela um estudo publicado nesta segunda-feira (19), na revista da especialidade Nature Astronomy. O planeta tem uma massa cerca de 3.000 vezes maior do que a da Terra e orbita a sua estrela a uma distância quase três vezes superior à que separa o Sol da Terra.

A Beta Pictoris ganhou os holofotes na década de 1980 quando permitiu aos astrônomos obterem a primeira imagem de um disco de poeira e gás em torno de uma estrela.

Além disso, o sistema planetário do qual a estrela faz parte, com cerca de 20 milhões de anos (mais jovem do que o Sistema Solar, que tem 4,6 bilhões de anos), poderá se assemelhar ao que deveria ser a Terra e outros planetas solares após a sua formação.

A detecção do novo planeta, o Beta Pictoris C, ocorre dez anos depois da descoberta de um outro planeta gigante orbitando a mesma estrela, o Beta Pictoris B. Segundo os cientistas, os dois planetas ainda estão se formando.

O Beta Pictoris C, que foi caçado pelo espectrógrafo HARPS do Observatório Europeu do Sul, no Chile, está situado entre a sua estrela e o planeta Beta Pictoris B, que é 16 vezes maior do que a Terra e orbita a sua estrela a uma distância oito vezes superior à que separa o Sol da Terra. Em Beta Pictoris B, um dia não excede as oito horas.