Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

SpaceX: Bob entrou sorrindo, Doug deu cabeçada. Ambos fizeram história

NASA disponibilizou as imagens dos dois astronautas levados pela SpaceX até à Estação Espacial Internacional, na primeira missão espacial da história feita através de uma empresa privada

Notícias ao Minuto Brasil

16:00 - 31/05/20 por Notícias Ao Minuto

Tech Nasa

Os pilotos Doug Hurley e Bob Behnken chegaram a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) às 18h22, seguindo-se um simbólico momento de celebração, naquele que foi o primeiro voo privado rumo ao espaço, organizado pela SpaceX em conjunto com a agência espacial norte-americana (NASA).

"Esta é a primeira vez na história da humanidade que astronautas da NASA entram na EEI depois de transportados por um veículo espacial privado", indicou a NASA, publicando um vídeo do momento, que pode ver acima.

As imagens mostram a escotilha principal da cápsula Dragon, da empresa SpaceX, a abrir-se às 18h02 e os dois astronautas a entrarem na EEI.

O momento, que ficou também marcado por uma cabeçada dada por Doug na entrada, aconteceu três horas e cinco minutos depois de iniciada a acoplagem da cápsula espacial à EEI.

A abertura deu-se depois de processos de despressurização e de ligação do módulo da SpaceX à EEI.

Os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, da NASA, juntaram-se assim ao seu compatriota Chris Cassidy e aos cosmonautas russos Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner, sendo agora cinco os tripulantes da EEI. Eis as suas primeiras declarações.

Recorde-se que desde 2011 que os astronautas norte-americanos apenas tinham acesso ao espaço através de lançamentos na cápsula Soyuz, a partir da base russa de Baikonur, localizada no Cazaquistão.

A cápsula Dragon começou a acoplagem à Estação Espacial Internacional às 15h17 (hora de Lisboa), enquanto sobrevoava uma área de fronteira entre a Mongólia e China, tendo o processo terminado às 15h30, segundo a NASA.

Os pilotos Doug Hurley e Bob Behnken estavam preparados para tomar o controlo manual da operação de acoplagem à Estação Espacial Internacional, mas o processo decorreu de forma automática, sem necessidade de assistência, segundo a agência Associated Press.

A acoplagem ocorreu 19 horas depois da partida do Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos, no sábado, do primeiro voo espacial tripulado para a EEI com origem nos Estados Unidos desde 2011, tratando-se ainda da primeira vez que uma nave espacial de construção e gestão privada levou astronautas para o espaço.

Campo obrigatório