Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Coração' de Plutão terá nome de 'Sputnik' soviético

Os nomes foram escolhidos através de votação na Internet

'Coração' de Plutão terá nome de 'Sputnik' soviético
Notícias ao Minuto Brasil

14:42 - 27/02/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

A União Astronômica Internacional (UAI) aprovou oficialmente os nomes para montes, vales e outros objetos da superfície de Plutão. Assim, o famoso "coração" de Plutão poderá receber nome do satélite soviético Sputnik-1 em breve, informa o site Space.com.

Na opinião de Alan Stern, chefe da missão espacial New Horizons, foi escolhida a "temática muito interessante e bonita para público a fim de atribuir nomes ao relevo na superfície de Plutão e dos seus satélites". Os nomes foram escolhidos através de votação na Internet da qual participaram astrônomos e usuários da rede global, totalizando 500 mil pessoas.

Para acelerar o processo de definição de nomes para uma grande variedade de objetos, estes foram submetidos à analise da UAI. Apenas agora os especialistas da entidade terminaram a primeira etapa da análise ao aprovar a temática referente a "nomes de deuses, heróis, mundo subterrâneo, cientistas, viajantes e aparelhos espaciais".

Espera-se que dento de algum tempo o "coração" de Plutão passe a se chamar "vale de Sputnik", enquanto várias formas de relevo ganharão nomes de cientistas russos e soviéticos e até de cães "espaciais". Além disso, a inteira região na linha equatorial do planeta, onde o "vale de Sputnik" está situada, receberá o nome de Clyde Tombaugh, descobridor de Plutão. Com informações da Sputnik News Brasil.

Leia também: Sonda da Nasa tira fotos de estrutura misteriosa nos anéis de Saturno

Campo obrigatório