Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

China lança telescópio de raios X para estudar buracos negros

Lançamento foi realizado nesta quinta (15)

China lança telescópio de raios X para estudar buracos negros
Notícias ao Minuto Brasil

14:13 - 15/06/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

Na quinta-feira (15), a China lançou ao espaço seu primeiro telescópio espacial de raios X, desenhado para estudar buracos negros, informa a agência Xinhua.

O Telescópio de Modulação de raios X duros (HXMT, sigla em inglês) foi levado à órbita a uma altitude de 550 km com ajuda do foguete Grande Marcha 4-B, que foi lançado às 11h00 no horário local (00h00, horário de Brasília) a partir da base de lançamento Jiuquan, no deserto de Gobi, informa a agência.

O telescópio espacial possui capacidades únicas para observar objetos espaciais de elevada energia, tais como buracos negros e estrelas de nêutrons, disse anteriormente o responsável pelo telescópio, Zhang Shuangnan, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências. Cientistas chineses esperam que o telescópio ajude a resolver os enigmas da evolução de buracos negros e campos magnéticos fortes das estrelas de nêutrons.

+ Júpiter é planeta mais antigo do Sistema Solar, diz pesquisa

De acordo com Shuangnan, o telescópio espacial chinês conta com uma maior área de detecção, uma faixa de energia mais ampla e um campo de visão mais vasto quando comparado com equipamentos espaciais de outros países.

O HXMT funcionará a uma faixa de energia ampla de 1.000 a 250.000 elétron-volts e poderá realizar tarefas, que antes eram realizadas por vários satélites ao mesmo tempo. (Sputnik)

Campo obrigatório