• 29 ABRIL 2024

Astrônomos observam a estrela individual mais distante do universo

Corpo celeste foi batizado de Ícaro, que, na mitologia grega, é um herói que não ouviu os conselhos do pai e tentou voar em direção ao Sol

Astrônomos observam a estrela individual mais distante do universo

04:44 - 03/04/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Ícaro

Astrônomos utilizaram o Telescópio Espacial Hubble para observar a estrela individual mais distante do universo, que se encontra a 9 bilhões de anos-luz da Terra, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira (2) na "Nature Astronomy".

Como explica a publicação, as galáxias são mais facilmente identificadas por terem cerca de 10 bilhões de estrelas. Já as estrelas individuais, como têm luz fraca, podem ser difíceis de identificar. Para o feito, a luz da estrela precisou ser ampliada 2000 vezes.

+ Vídeo te ajuda a compreender os buracos negros

O corpo celeste foi encontrado acidentalmente. Astrônomos observavam galáxias a 5 bilhões de anos-luz de distância com o Telescópio Espacial Hubble até que avistaram a estrela individual.

A observação foi possível por um fenômeno chamado de "lente gravitacional', quando um objeto à frente consegue ampliar a luz de outros diretamente atrás dele.

A estrela foi batizada de Ícaro, que, na mitologia grega, é um herói que não ouviu os conselhos do pai e tentou voar em direção ao Sol.