Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Novo golpe no WhatsApp usa marca de refrigerante para roubar dados

Criminosos usam marca Coca-Cola para prometer brindes em promoção falsa

Novo golpe no WhatsApp usa marca de refrigerante para roubar dados
Notícias ao Minuto Brasil

11:35 - 12/12/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Fraude

Um novo golpe circula pela rede social WhatsApp. Trata-se de uma promoção falsa envolvendo o nome da marca Coca-Cola e que promete uma bolsa térmica e seis garrafas de refrigerante para quem realizar o cadastro em uma plataforma fictícia através de um link malicioso. Segundo o site TechTudo, com base em informações da desenvolvedora de apps PSafe, até o momento foram registrados 15 mil vítimas.

+ Novo golpe usa sites pornô para chantagear usuários

Os cibercriminosos criaram um sistema que verifica se o CPF informado pertence ao nome digitado, para passar credibilidade, além de usar informações do banco de dados da Coca-Cola. Apesar de a Coca-Cola promover caravanas de Natal, a empresa não tem nenhuma promoção que presenteia clientes com os artigos mencionados.

Caso os usuários preencham o formulário indicado, os dados como CPF serão roubados e, assim, os cibercriminosos poderão aplicar roubos e fraudes em nome do titular do documento. A Coca-Cola se manifestou em seu site sobre o golpe e diz que "é falsa a promoção que está circulando via WhatsApp sobre Natal e bolsas térmicas. Pedimos atenção redobrada aos consumidores para boatos envolvendo brindes e a nossa marca. Alertamos ainda que o link que acompanha a mensagem direciona o consumidor para um site que não pertence à Coca-Cola. O site oficial é o natal.cocacola.com.br".

Campo obrigatório