Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

7 dicas para parar de roer as unhas

Roer as unhas é uma forma de gerir o estresse e a ansiedade

7 dicas para parar de roer as unhas
Notícias ao Minuto Brasil

06:03 - 07/10/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Hábito

Roer as unhas é um hábito que muitas pessoas adquirem como forma de lidar com as emoções de estresse e ansiedade, alegam os psicólogos. Esta pode ser “uma forma de gerir as emoções”, explica ao Daily Mail a professora Karen Pine, da Escola de Psicologia da Universidade de Herfordshire. Apesar de ser comum, não é um hábito muito bem visto socialmente.

A especialista conta ainda que este hábito persiste e é difícil de eliminar “porque o cérebro aprendeu a associar aquela resposta a certos ‘gatilhos’, e generalizá-lo mais amplamente até que se torna inconsciente e difícil de controlar.”

Mas há soluções que pode tentar. Listamos sete dicas para ajudá-lo na hora que for pensar em roer as unhas.

1. Lembre-se dos riscos para a saúde.

“As unhas estão cheias de bactérias provenientes de tudo aquilo em que tocamos, como puxadores das portas, dinheiro ou acessórios de banheiro”, explica a psicoterapeuta Marisa Peer. Quando você rói as unhas, está a pôr esses germes e bactérias diretamente no seu corpo, aumentando assim o risco de infeções e outras doenças.

2. Faça a manicure e pinte as unhas de vermelho.

A especialista em cosmética das unhas Leighton Denny aconselha a ir fazer uma manicure profissional e a pintar as unhas de vermelho para quebrar o hábito. Com este cuidado extra poderá olhar para as suas unhas de uma perspetiva mais positiva e fazer uma nota mental para ‘não estragar’ a manicure. A escolha do vermelho se dá porque é uma cor que chama mais a atenção quando está prestes a meter as unhas na boca.

3. Roa apenas as unhas de uma mão.

Se não consegue mesmo quebrar o hábito comece por permitir-se apenas roer as unhas de uma mão, depois apenas uma unha em cada mão, permitindo às outras unhas que cresçam, a especialista Martina McKeough. Assim vai-se tornando mais fácil recuperar o controle.

4. Crie técnicas de distração.

Se tentar ultrapassar um hábito apenas com força de vontade é muito provável que falhe, diz a professora Pine, uma vez que a força de vontade muitas vezes é bastante fraca. Em vez disso, desenvolva ‘manobras de distração’ para quando sente vontade de roer as unhas. Pode ser contar por ordem decrescente desde o 99, dobrar um papel em seis ou até equilibrar-se numa perna durante um minuto, por exemplo. Dando uma nova resposta ao estímulo cerebral, estará a distraí-lo fazendo com que comece a desassociar os ‘gatilhos’ da resposta de roer as unhas.

5. Chegue à raiz da questão.

Tente perceber o porquê do seu hábito de roer as unhas. Percebendo os ‘gatilhos’ para este comportamento será mais fácil combatê-lo. Se tiver a ver com problemas de ansiedade ou estresse, aborde essas questões a fundo.

6. Tente técnicas de relaxamento.

Reduzir o estresse através de técnicas de relaxamento também pode ajudar a combater o hábito de roer as unhas. Estando mais calmo terá menos vontade de roer as unhas, sugere McKeough.

7. Hipnotismo.

As terapias que envolvem hipnotismo também podem ajudar. O especialista que o hipnotiza pode, por exemplo, dizer-lhe que irá sentir um sabor desagradável sempre que meter os dedos/unhas na boca, levando-o a fazê-lo de forma cada vez menos frequente.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório