Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Perigo: apenas 9% dos pais notam problemas dos filhos com a balança

Pesquisa aponta que obesidade infantil decorre de maus hábitos alimentares da família

Perigo: apenas 9% dos pais notam problemas dos filhos com a balança
Notícias ao Minuto Brasil

23:59 - 05/02/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Pesquisa online feita pela PROTESTE Associação de Consumidores apurou os hábitos das crianças à mesa e também o comportamento dos pais. Dos 123 participantes (a maioria mães), apenas 9% acham que o filho tem problema de sobrepeso. Mas segundo os pais, 36% das crianças consomem fast food de três a quatro vezes por semana; 28%, de cinco a seis vezes por semana. E 48% dos pais sempre comem fast food com os filhos.

Para piorar, 70% das crianças não jantam todas as noites e 23% não tomam café da manhã diariamente. Isso talvez indique um descontrole dos hábitos alimentares.

Em relação aos pais que conseguem enxergar que o filho se encontra acima do peso considerado ideal pelos pediatras, houve uma constatação impressionante na pesquisa: a maioria deles acha que esse sobrepeso não é um problema de saúde.

Na hora que os pais constatam que o filho está acima do peso, o que fazem? 42% disseram que não fazem nada especial (apenas reduzem a quantidade de comida oferecida à criança em cada refeição). Já 33% simplesmente estimulam atividades para aumentar o gasto calórico cotidiano, como subir escadas e andar mais.

Somente 25% dos pais matriculam o filho em aulas de dança, natação, futebol, etc., após constatar que estão acima do peso. E apenas outros 25% o levam a um nutricionista para que siga uma dieta personalizada.

Como as crianças agem: 40% amam comer com frequência; 37% às vezes pedem comida o tempo todo; 32% estão interessadas em comida com frequência; 30% às vezes têm um grande apetite; 30% sempre pedem algo para beber que não seja água.

O que os pais dizem fazer: 48% alegam dar bons exemplos alimentares ao filho; 43% garantem dar ao filho, na maioria das vezes, uma alimentação equilibrada; 36% sempre controlam o que o filho come. E 43% garantem que sempre têm comida saudável em casa; 41% dizem controlar a ingestão de alimentos menos saudáveis pelo filho e 36% dizem sempre controlar o que o filho come.

A pesquisa também mostrou que 22% de ambos os pais estão acima do peso (e em 12% dos casos, pelo menos um deles é obeso). A probabilidade de crianças sofrerem com a balança cresce se pelo menos um dos pais tiver excesso de peso. Mais uma vez, os adultos devem ficar atentos e procurar também se cuidar, para, assim, poderem ajudar os filhos.

Ainda há outro mau hábito que pode levar ao sobrepeso: nos dias de semana, 49% dos filhos dos entrevistados passam três horas ou mais vendo TV ou jogando videogames. Nos fins de semana – melhor momento para levar a criançada, por exemplo, a parques – esse valor sobe para 70%. E, como se sabe, o sedentarismo também faz o ponteiro da balança disparar.

A obesidade já é problema de saúde pública e aumenta os fatores de risco para doenças cardiovasculares. No Brasil, indicadores do ano passado da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), sobre alimentação adequada, apontaram que entre cinco e nove anos, o percentual de crianças com excesso de peso chega a 33,5%. Na adolescência, o quantitativo é de 20,5%. Além disso, os dados mostram que o estado nutricional na primeira infância repercute na vida adulta. Nesse contexto, a prevalência de excesso de peso em adultos tem crescido nos últimos anos. Em 2012, metade da população adulta estava com excesso de peso, sendo 17, 2%, com obesidade.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório