Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Brasileiros mostram devastação provocada pelo Zika no cérebro

Apesar da importante observação, estudos adicionais serão necessários para comprovar e demonstrar como o Zika pode afetar o desenvolvimento fetal

Brasileiros mostram devastação provocada pelo Zika no cérebro
Notícias ao Minuto Brasil

12:48 - 03/03/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Cientistas

Um grupo de cientistas do Rio de Janeiro flagrou, pela primeira vez, o Zika vírus destruindo o cérebro humano, segundo o jornal O Globo.

O estrago feito no sistema nervoso central de fetos foi investigado pelos pesquisadores, que conseguiram mostrar em laboratório que o vírus ataca as células-tronco neuronais, mais especificamente aquelas que dão origem aos neurônios do córtex, a área mais nobre do cérebro.

Ainda segundo o jornal, os cientistas conseguiram mostrar a relação causa e efeito entre o Zika e os danos neurológicos decorrentes dele. "Mostramos que existe uma relação causal entre o zika e a destruição do sistema nervoso", afirma o coordenador do estudo, Stevens Rehen.

Além de Rehen, participaram do estudo, realizado com células humanas, a neurocientista Patrícia Garcez, o virologista Amílcar Tanuri, cientistas do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Apesar da importante observação, estudos adicionais serão necessários para comprovar e demonstrar como o Zika pode afetar o desenvolvimento fetal.

Campo obrigatório