Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Servidores da Funai protestam contra militar que defende golpe

Lideranças indígenas se reuniram em frente ao Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira (5)

Servidores da Funai protestam contra militar que defende golpe
Notícias ao Minuto Brasil

21:41 - 05/07/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil Nomeação

Representantes de comunidades indígenas e membros da Associações Nacional dos Servidores da Funai se reuniram na tarde desta terça-feira (5) em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, para protestar contra a possível indicação do coronel Roberto Sebastião Peternelli para a presidência do órgão.

Os manifestantes avaliam a escolha como um retrocesso nos direitos indígenas. Na opinião deles, um militar à frente da Funai ameaça da vida dos povos nativos e relembra o período da ditadura. Segundo informações do jornal El País Brasil, o nome do coronel começa a ganhar força como possível indicação ao órgão, apoiado pelo deputado André Moura - líder do governo interino de Michel Temer na Câmara.

Na segunda-feira (4), servidores da Funai foram ao Ministério da Justiça para protocolar uma carta de repúdio à indicação. "O General Peternelli representa também os interesses da bancada evangélica que, junto à bancada ruralista, tem se mostrado contrária aos direitos dos povos indígenas e favorável à PEC 215", dizia um trecho do coumento. A PEC 215 é uma Proposta de Emenda à Constituição que tira da Funai a prerrogativa de pedir ao Executivo a demarcação de terras. Na nova lei, a decisão passaria a ser do Congresso.

Campo obrigatório