Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Último romance de Suassuna será lançado em 2017

Livro inédito, 'Dom Pantero no palco dos pescadores' levou 33 anos para ser escrito e terá dois volumes

Último romance de Suassuna será lançado em 2017
Notícias ao Minuto Brasil

21:03 - 28/12/16 por Notícias Ao Minuto

Cultura após 33 anos

O último romance do escritor e poeta Ariano Suassuna, 'Dom Pantero no palco dos pescadores', deve ser lançado em 2017, dividido em dois volumes. A obra demorou 33 anos para ser escrita e reescrita. Além do texto, todas as ilustrações do livro foram feitas pr ele.

O resgate dos manuscritos tem sido feito pela família. “É uma forma de levar adiante e de escapar também. Apesar do papai ter uma vida plena como artista, como pai, como avô, eu não esperava a ida dele e isso está me aproximando dele mais ainda. Isso está mantendo a chama dele acesa”, conta o artista plástico Manuel Suassuna, filho do escritor, em entrevista no G1.

Perfeccionista, Ariano costumava escrever todos os dias, sempre à mão. Em seguida, ele datilografava o texto e corrigia o escrito com caneta vermelha. Ainda vivo, o escritor chegou a dizer que já havia concluído a obra "inúmeras vezes", mas que o a dedicação o impedia de completar a tarefa.

Eu já conclui inúmeras vezes. Eu sou um obcecado, procuro dar no meu trabalho de escritor o máximo de mim. Posso até não escrever uma coisa boa, mas não é porque eu não posso. Eu não dou uma obra por acabada enquanto eu não sentir que dei o máximo que era possível naquele momento”, relembrou Ariano.

Zélia Suassuna, mulher do escritor, diz que havia uma segunda razão para que Ariano adiasse o fim da obra. Ele afirmava que, quando terminasse o romance, estaria pronto para partir.

“Ele disse que podia morrer. E eu disse ‘mas você não está se lembrando de mim, se morrer vai me deixar’. Ele disse ‘é diferente’”, recorda a viúva.

LEIA TAMBÉM: Casa de Rui Barbosa cria site para divulgar literatura de cordel

Campo obrigatório