Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mostra de Modigliani na Itália pode ter obras falsas

Acusação foi feita por crítico especialista no artista

Mostra de Modigliani na Itália pode ter obras falsas
Notícias ao Minuto Brasil

18:47 - 22/05/17 por ANSA

Cultura Gênova

O crítico de arte italiana, Carlo Pepi, acusou o Palazzo Ducale de Gênova, na Itália, de incluir obras falsas no acervo da mostra que reúne 30 desenhos e aquarelas do artista italiano Amedeo Modigliani.   

Segundo ele, a exposição precisa ser revista porque ao menos 13 obras são questionáveis. "O meu convite é para verificar as obras que estão reunidas, porque estou certo de que há muitas não autênticas", afirmou Pepi.   

Além disso, três obras têm dupla assinatura e "estão sendo atribuídas a outros autores", acrescentou o especialista em obras de Modigliani, conhecido a nível mundial. Em 1984, ele foi o único a duvidar da autenticidade de três obras atribuídas a Modigliani. "Não é difícil ver que há muitas falsificações em exposições em Gênova. Basta apenas ver o catálogo", disse o crítico.    Por sua vez, Rudy Chiappini, crítico, historiador de arte e membro do Comitê de direção da mostra afirmou que as alegações são "infundadas, instrumentais e ilusórias".    

A exposição, que acontece até o dia 16 de julho, recebe obras de Modigliani provenientes, por exemplo, da Pinacoteca de Brera, do Museu Picasso, em Paris, e do Museu Real de Belas Artes de Antuérpia, na Bélgica.   

O pintor e escultor nascido na cidade de Livorno em 1884 provocou escândalos durante sua vida com uma exposição feita com seus quadros retratando a nudez. As exposições do artista demonstram a escassez de seus trabalhos, devido em grande parte à sua vida boêmia e curta, já que ele morreu em 1920, em Paris, aos 35 anos. (ANSA)

Campo obrigatório