Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Em edição descentralizada, Virada teve público de 1,6 milhão

Evento ocorreu no último fim de semana, em São Paulo

Em edição descentralizada, Virada
teve público de 1,6 milhão
Notícias ao Minuto Brasil

21:49 - 22/05/17 por Folhapress

Cultura São Paulo

A Secretarial Municipal de Cultura de São Paulo divulgou na segunda (23) balanço da 13ª Virada Cultural. O órgão estima ter recebido 1,6 milhão de pessoas durante o evento, que começou às 18h de sábado (20) e terminou no início da noite de domingo (21).

É um número bem menor do que os de edições anteriores, que registravam entre 3 e 4 milhões de espectadores.

A Virada deste ano foi marcada por críticas à descentralização proposta pela gestão de João Doria (PSDB).As principais atrações migraram para cinco palcos afastados do centro, o que esvaziou significativamente o principal evento cultural da Prefeitura de São Paulo.

+ Doria diz que não foi para Virada Cultural pois tinha 'outra missão'

Anhembi, parque do Carmo, praça do Campo Limpo e Autódromo de Interlagos não chegaram nem perto do público que foi aos grandes palcos das edições passadas Houve shows em que o número de espectadores não chegava a dez.

Atrações esperadas, como o show conjunto do grupo de axé É o Tchan e da banda de pagode Molejo, não tiveram o número de público divulgado.

Em seu balanço, a secretaria afirma que "deverá fazer uma avaliação de eventuais acertos e equívocos dessa primeira tentativa efetiva de descentralização" da Virada.No domingo, o secretário André Sturm disse que o esvaziamento foi "uma decisão convicta": "Não queríamos um show com 40 mil pessoas no centro".

Outra reclamação foi o número de cancelamentos de shows, atrasos e falhas técnicas. Em alguns lugares, a falta de gerador ou de luz inviabilizou as apresentações. Segundo o órgão municipal, "casos pontuais de artistas que não puderem se apresentar serão estudados".

Com a edição mais vazia, as ocorrências policiais diminuíram. Foram registrados neste ano dez casos (nenhum grave, segundo a prefeitura). Em 2014, edição que teve como um dos principais problemas a segurança, foram cem detidos e houve registro de sete casos de pessoas baleadas.

+ Debaixo de chuva forte, Alcione faz show animado com Fafá de Belém

A secretaria ainda afirma que foram feitas 10.183 apreensões de itens como alimentos, bebidas alcoólicas, refrigerantes, vinho químico, caixas de isopor -a prefeitura só permitiu o cadastro de ambulantes com CNPJ, e muitos acabaram por vender mercadorias de forma clandestina. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório