Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O que esperar do PSG nesta temporada do Campeonato Francês e da Champions League

O que mudou no PSG desde a última temporada e o que o torcedor pode esperar do time em campo?

O que esperar do PSG nesta temporada do Campeonato Francês e da Champions League
Notícias ao Minuto Brasil

21:15 - 11/08/23 por Estadao Conteudo

Esporte França

Desde a saída de Cristophe Galtier, o Paris Saint-Germain passa por uma transição em seu projeto esportivo. A saída de Messi, a contragosto do clube, que buscava uma renovação contratual desde o fim da Copa do Mundo de 2022, acelerou mudanças no elenco. Luis Enrique, ex-técnico da Espanha e contratado para liderar a equipe por, pelo menos, os próximos dois anos, teria informado que não conta com Verrati e Neymar para esta temporada; Kylian Mbappé, camisa 7 e estrela do elenco, ainda não foi reintegrado enquanto não renova seu vínculo contratual.

O que mudou no PSG desde a última temporada e o que o torcedor pode esperar do time em campo? Às vésperas da estreia na Ligue 1, a equipe estrear sem o trio ofensivo das últimas duas temporadas. Messi é o único que não está mais no elenco, mas Neymar teria informado seu estafe e o presidente Nasser Al-Khelaifi que não pretende seguir no grupo em 2023/2024.

O brasileiro treina com os companheiros, apesar de não ter participado da sessão de fotos do elenco. O mesmo ocorre com Verrati. As principais críticas da direção do PSG à Neymar - e que rendem reclamações da torcida, pelas ruas de Paris e no Parque dos Príncipes - é a falta de comprometimento e as diversas lesões em seu período na França.

Neymar comunicou sua vontade ao presidente Nasser Al-Khelaifi no último domingo. Junto ao mandatário do clube, informou seu desejo de deixar a França. O atacante esteve fora de ação nos últimos cinco meses por causa de lesão no tornozelo. Desde que chegou, já perdeu 741 dias por contusão - esta última, a mais longa de sua carreira. Cerca de duas temporadas, das seis que defendeu o PSG, ele não pôde jogar.

A ausência de Mbappé é ainda mais delicada. O atacante tem vínculo com o clube até junho de 2024, mas pode sair de graça caso não renove com o PSG. O clube busca um acordo - uma das propostas é uma extensão contratual, com uma cláusula de liberação em caso de ativação da multa rescisória -, mas sem sucesso entre as partes. O principal destino é o Real Madrid, que não se manifestou sobre imbróglio na França até o momento. Recentemente, o clube contratou Jude Bellingham por mais de 100 milhões de euros e não teria como gastar com o camisa 7 neste momento.

CONTRATAÇÕES

"Me comprometi a formar um time, não tenho dúvida de que vou conseguir e que os torcedores do PSG vão gostar", declarou o treinador espanhol, que assinou contrato de dois anos. "Quando estamos na elite do futebol, vemos do que somos capazes. Estou muito feliz de estar aqui, de aprender um novo idioma e conhecer uma cidade e um país maravilhosos."

A forma como Luis Enrique tem articulado as peças do elenco e as situações de Neymar e Mbappé, principalmente, indica que ele tem o aval e a confiança da diretoria. Os últimos treinadores, como Tuchel, Pochettino e Galtier, declararam em diversos momentos que os jogadores badalados do PSG seriam o centro das ações ofensivas. Na Liga dos Campeões de 2021/2022, sob o comando do atual técnico do Chelsea, o trio ofensivo raramente voltava para marcar; contra o Manchester City, fora de casa, em diversos momentos os franceses se defenderam com sete jogadores, enquanto Messi, Mbappé e Neymar restringiam-se aos contra-ataques.

A saída de Sergio Ramos foi outro indicativo de que o PSG não vai manter o planejamento esportivo dos últimos seis anos. Além de Luis Enrique, a equipe contratou oito jogadores na última janela de transferências, para todas as funções em campo: Arnau Tenas, goleiro; Lucas Hernández e Milan Skriniar, zagueiros; Manuel Ugarte, Kang-In Lee - coreano que se aproximou de Neymar durante a pré-temporada - e Cher Ndour, meio-campistas; Marco Asensio e Gonçalo Ramos, principal contratação da janela, são os atacantes que fecham a lista até o momento.

O mercado europeu fica aberto até o início de setembro, mas o PSG não deve ter mais nenhuma contratação de peso nesta janela. No último mês, chegou a negociar com Bernardo Silva, do Manchester City, mas as conversas não avançaram. Os oito novos nomes, que irão compor o elenco de Luis Enrique, podem ser titulares da equipe, principalmente Asensio, Skriniar e Gonçalo Ramos, apesar do pouco tempo de casa. Foras gastos 155 milhões de euros (R$ 830 milhões) com esses novos jogadores.

METAS DO PSG

O PSG estreia neste sábado, contra o Lorient, pelo Campeonato Francês. Atual campeão, a competição não é o foco do clube pelo alto investimento do fundo catariano, mas sim a Liga dos Campeões, obsessão e que fez com que investisse tanto em Neymar no passado.

O time francês já está na fase de grupos da competição e é cabeça de chave, mas ainda não conhece seus adversários. O sorteio acontece no dia 31 de agosto, às vésperas do fechamento da janela de transferências.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório