Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Moro confirma 1º caso de coronavírus no sistema carcerário

Os presos que tiveram contato com o interno serão monitorados e avaliados por uma equipe médica

Moro confirma 1º caso de coronavírus no sistema carcerário
Notícias ao Minuto Brasil

19:30 - 08/04/20 por Folhapress

Justiça CORONAVÍRUS-PRESÍDIOS

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro da Justiça, Sergio Moro, afirmou que o país registrou o primeiro caso de um preso com o novo coronavírus nesta quarta-feira (8). O caso foi registrado no Pará e comunicado ao Depen (Departamento Penitenciário Nacional).

De acordo com a Susipe (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) do Pará, o preso, que não teve a identidade revelada, cumpre pena em regime semiaberto no Centro de Progressão Penitenciário do Pará (CPPB), em Belém, e apresentou sintomas leves ao voltar a unidade.

O plano de contingência do sistema prisional do estado foi acionado e o preso foi transferido para uma unidade, onde será isolado para cumprir com a quarentena prevista pelas autoridades sanitárias do estado.

Os internos que tiveram contato com o interno serão monitorados e avaliados por uma equipe médica e, havendo suspeita de gripe, serão postos em quarentena em outro pavilhão.Moro voltou a defender o isolamento de detentos como medida de prevenção à pandemia do coronavírus durante live feita com representante da AMB (Associação dos Magistrados do Brasil). As visitas no sistema prisional federal estão suspensas desde 15 de março.

"A minha compreensão é que está havendo uma compreensão do sistema penitenciário e das famílias sobre a medida (isolamento social) necessária no momento", afirmou o ministro sobre as restrições às visitas.Moro tem falado que não há motivo para "terror infundado" em relação ao sistema penitenciário e que em outros países, como a Itália, o número de casos é mínimo.

O ministro disse ainda não haver resistência à soltura pontual de presos em regime semi-aberto e de grupos de risco, desde que não representem riscos.

Campo obrigatório