Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Caso de racismo no Mc Donald's será investigado pelo MP

Promotor afirma que "há indícios de prática de racismo institucional nas dependências da rede de restaurantes McDonald's"

Caso de racismo no Mc Donald's será investigado pelo MP
Notícias ao Minuto Brasil

19:42 - 02/04/19 por Estadao Conteudo

Justiça São Paulo

A Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos instaurou inquérito civil nesta segunda, 1, para apurar suposta discriminação racial dentro de uma loja do Mc Donald's, em São Paulo. O Ministério Público vai apurar a responsabilidade da rede sobre o caso e também verificar se a empresa possui políticas corporativas de promoção da igualdade racial. As informações foram divulgadas pelo site da Promotoria de São Paulo.

De acordo com a portaria de instauração do inquérito, assinada pelo promotor de Justiça Eduardo Valerio, "Fernanda, que é negra, estava em companhia de seus dois filhos, de 7 e 3 anos, quando foi a uma unidade do McDonald's situada na rua Domingos de Morais, na capital paulista, com o intuito de comprar um sorvete no quiosque da loja".

Traficante envolvido em invasão na Rocinha é capturado em hospital

"Ao entregar o cartão do Bolsa Família (utilizado, no momento, como um cartão de débito), Fernanda foi abordada por um segurança do estabelecimento comercial, que impediu a realização da venda. Segundo a vítima, o segurança da loja gritou para ela: 'Não é para ficar pedindo aí não! Sai fora!'".

O promotor diz que "há indícios de prática de racismo institucional nas dependências da rede de restaurantes McDonald's, e que a Constituição Federal estabelece como objetivo do País a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação".

Entre as diligências determinadas pelo promotor de Justiça está o envio de ofício ao McDonald's Brasil dando prazo de 30 dias para que a empresa responda, por exemplo, quais são as ordens e orientações dadas aos empregados próprios e de empresas terceirizadas no que se refere ao relacionamento entre eles e entre esses e os clientes do estabelecimento comercial e se há alguma orientação dada quanto a aspectos raciais e étnicos de funcionários e clientes.

Com a palavra, MC Donald's

A reportagem tenta contato com a rede. O espaço está aberto para manifestação.

Campo obrigatório