Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Covid. Álcool reduz anticorpos em 15% após dose de reforço, diz estudo

Saiba o que diz um grupo internacional de especialistas.

Covid. Álcool reduz anticorpos em 15% após dose de reforço, diz estudo
Notícias ao Minuto Brasil

06:47 - 09/02/22 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Coroanvírus

O consumo de álcool pode travar a produção de anticorpos neutralizantes da Covid-19 após a terceira dose da vacina contra o coronavírus, segundo um estudo realizado por uma equipa da International University of Health and Welfare, no Japão, e que envolveu cerca de mil pessoas. 

Segundo o The Japan Times, os pesquisadores analisaram a presença de anticorpos no sangue, incluindo os níveis de anticorpos neutralizantes que previnem infecções. Os níveis de anticorpos foram, em média, 15% menores em pessoas que ingerem álcool, mostram dados do estudo, com início em novembro de 2021. 

A última pesquisa abrangeu 187 pessoas, com idades entre os 21 e 77 anos, que receberam a primeira dose da vacina da Covid-19 entre março e maio de 2021 e o reforço da Pfizer em dezembro. A maioria (102) admitiu que bebia álcool. 

Os investigadores concluíram que não existem diferenças nos níveis de anticorpos entre homens e mulheres. Já os fumantes tendem a apresentar menos anticorpos, mas o impacto do tabagismo nos anticorpos foi menor do que o da bebida, ressalvam.

Os níveis de anticorpos dos participantes aumentaram em cerca de 34 vezes  após a dose de reforço, sobretudo entre os jovens. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório