Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Diminuição da imunidade é grave efeito da quimioterapia; saiba mais

Considerada uma das consequências mais sérias do tratamento oncológico, a neutropenia pode ser prevenida e tratada

Diminuição da imunidade é grave efeito 
da quimioterapia; saiba mais
Notícias ao Minuto Brasil

17:12 - 27/07/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Câncer

Primeiro o diagnóstico, depois o tratamento e, por fim, a torcida pela remissão. Não parece um processo tão doloroso quando resumimos assim, mas apenas quem enfrenta um câncer conhece bem as dificuldades da jornada.

Os efeitos colaterais da quimioterapia podem muitas vezes tornar o processo mais difícil. Existem aqueles que a maioria das pessoas conhece, pois são visíveis, como a queda de cabelo, o mal-estar e o cansaço. Porém os efeitos que mais atingem o paciente e podem até mesmo atrapalhar o tratamento não são tão notáveis aos próximos, mas, para o paciente, podem ser muito severos. Um dos mais graves deles é a queda da imunidade, à qual damos o nome de neutropenia.

A queda da imunidade deixa o corpo muito vulnerável e suscetível a infecções. Quando isso acontece, muitas vezes é necessário interromper a quimioterapia para tratar a infecção e depois retornar ao tratamento.

Esse cenário pode ser muito danoso para o paciente pois, além de prejudicar a saúde, pode também atingir o seu emocional. “Ao começar a quimioterapia, o paciente já sabe quantas sessões precisará fazer e, com isso, imagina quando acabará. No momento em que se instala um quadro de neutropenia e precisamos adiar algumas sessões, isso pode ser bem difícil para o paciente aceitar”, afirma o professor associado de Hematologia do departamento de Clínica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro Angelo Maiolino.

Mas por que a neutropenia acontece? A quimioterapia pode atingir a medula óssea, provocando a queda na produção de elementos do sangue, diminuindo os níveis de glóbulos brancos, que são os soldados da linha de frente do nosso organismo na defesa contra as infecções. Quase metade dos pacientes que passaram por pelo menos uma sessão de quimioterapia foram afetados pela queda da imunidade.

A neutropenia é perigosa por não apresentar sintomas nítidos. O médico normalmente descobre a doença apenas quando solicita um exame de sangue de rotina do tratamento oncológico. Para alguns pacientes com baixo nível de glóbulos brancos, até uma pequena infecção pode se tornar grave.

A melhor maneira de proteger os pacientes é evitar essa queda de glóbulos brancos, prevenindo a neutropenia. Alguns medicamentos, ministrados em hospital estimulam a produção de glóbulos brancos. “O lipegfilgrastim, composto recém-chegado ao Brasil, é um tratamento de longa duração para a neutropenia que é aplicado em uma única injeção por ciclo de quimioterapia. O câncer causa um impacto muito grande na vida do paciente, e é importante prevenir os efeitos colaterais que podem ser provocados pelo tratamento da doença”, ressalta o professor.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório