Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quanto maior o bocejo, maior o cérebro, diz estudo

Os humanos bocejam por uma média de sete segundos, os chimpanzés bocejam durante cinco segundos e os ratos demoram um segundo e meio bocejando

Quanto maior o bocejo, maior o cérebro, diz estudo
Notícias ao Minuto Brasil

09:25 - 07/10/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle SÓ SONO?

Geralmente bocejamos porque estamos com sono, chateados ou não conseguimos concentrar, mas um novo estudo sugere que os bocejos podem indicar algo mais positivo: o tamanho do seu cérebro.

De acordo com a pesquisa conduzida por uma equipe de cientistas da Universidade Estadual de Nova York em Oneonta, o comprimento (ou duração) do bocejo está correlacionado com o tamanho do cérebro. Ou seja, quanto mais longo for o bocejo, maior será o cérebro da espécie.

O estudo, publicado na revista Biology Letters, mostra uma correlação entre a duração do bocejo e o peso do cérebro, bem como o número de neurônios corticais, ou seja, maior número de células no córtex cerebral, a maior região do cérebro.

Os cientistas, liderados pelo pesquisador Andrew Gallup, analisaram dados sobre o peso do cérebro de 29 mamíferos e depois seus bocejos, gravando a duração de cada bocejo, e chegaram a uma média para cada tipo de mamífero. O resultado: mamíferos com cérebros maiores bocejam por mais tempo.

Os cientistas verificaram ainda que os humanos bocejam por uma média de sete segundos, os chimpanzés bocejam durante cinco segundos e os ratos demoram um segundo e meio bocejando.

De acordo com o site britânico Metro, há muito tempo que se sugere que o bocejo é uma forma de conseguir mais oxigênio para o corpo, mas este estudo sugere uma hipótese diferente: que o bocejo é uma forma de refrescar um pouco o cérebro. 

Mas como? Através do influxo de ar frio do exterior e porque, ao bocejar, contraímos e depois relaxamos os músculos faciais, enviando mais sangue quente para o crânio, permitindo que o calor escape. Assim sendo, um cérebro maior requer um bocejo de mais tempo.

Leia também: Aprenda tudo o que a ciência já descobriu sobre o bocejo

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório