Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ciência explica a dificuldade em dormir a primeira noite no hotel

Cérebro identifica que você está em um ambiente estranho e fica em alerta

Notícias ao Minuto Brasil

13:27 - 27/10/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Explicação

Está de férias, longe do estresse diário, num local paradisíaco e num hotel de sonho, mas chega a hora de dormir e não consegue pregar o olho. Por quê? 

Esta situação, aparentemente, pode ser causada por causa da interferência do lado esquerdo do cérebro, que se mantém em alerta para possíveis ameaças, enquanto se adapta a este novo meio ambiente.

A explicação é dada pelo médico neurologista Karl Kruszelnicki, que no livro ‘The Doctor’ explica que o ‘Efeito da Primeira Noite’ é um sintoma bem conhecido entre os cientistas.

Para chegar a esta conclusão, vários voluntários foram convidados a dormir num laboratório. Os cientistas checaram, então, que os voluntários demoraram mais tempo a pegar no sono na primeira noite. 

“É algo que não é comum porque normalmente os dois hemisférios adormecem em sincronia”, afirma, o médico ao The Sun, que lembra que o fenômeno pode ser comparado com o que acontece com os golfinhos, que dormem apenas com uma parte do cérebro, estando a outra sempre em alerta.

Como evitar que isto aconteça? O médico aconselha a levar, por exemplo, a almofada pessoal e a evitar frequentar o bar do hotel na primeira noite.

Leia também: Vai visitar Portugal? Conheça as 10 melhores jacuzzis do país!

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório