Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Por que os bocejos são contagiosos?

Cerca de 60% dos humanos é sensível à repetição do bocejo

Notícias ao Minuto Brasil

10:22 - 28/10/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle INCONSCIENTE

Alguém perto de você boceja e, sem perceber, você também começa a bocejar? Isto acontece com cerca de 60% das pessoas. Mas por que o bocejo é contagioso?

Um estudo publicado na revista Plos One concluiu que apesar de muitos animais bocejarem, parece que o seu contágio só se dá em humanos, chimpanzés, cães e lobos.

Como revela o site El País, uma das teorias que tenta explicar o efeito contagioso dos bocejos defende que tudo tem a ver com a comunicação e a sincronização.

Segundo Matthew Campbell “uma possibilidade é que nas espécies sociais que coordenam os seus níveis de atividade, copiar os bocejos pode ajudar a sincronizar o grupo." Como uma mera imitação.

“Assim, quando é hora de comer, todo mundo come (comer é contagioso), quando é hora de se mexer, todo mundo se mexe (as posturas corporais são contagiosas). Desta forma, a cópia do bocejo também coloca o grupo em sincronia", descreve Matthew.

Outro palpite é que o contágio dos bocejos é simplesmente um subproduto da importância de copiar as coisas, de acordo com o professor de psicologia. Portanto, isso imitar o bocejo é uma inevitável sequela do hábito de copiar outras funções que são realmente importantes (alimentação, postura corporal, etc.).”

Mas há ainda uma terceira teoria que defende que o efeito contagioso dos bocejos se deve à empatia. Neste caso não se trataria apenas de uma imitação, mas da nossa capacidade de interpretar como se sentem as outras pessoas que nos leva a nos colocar no lugar de outra pessoa, a sentir ou intuir o que elas sentem e, depois disso, ceder inconscientemente à tentação.

Existem vários estudos a favor da teoria que demonstram que quando o bocejo contagia as pessoas ficam com níveis de empatia mais altos. Contudo, nenhuma teoria foi ainda totalmente comprovada como a verdadeira explicação.

Leia Também - Veja táticas para disfarçar o mau-hálito

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório