Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

6 dicas para manter a mente sempre jovem

Para ter uma memória de elefante, é melhor seguir essas dicas

6 dicas para manter a mente sempre jovem
Notícias ao Minuto Brasil

12:24 - 11/05/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Mente

Manter a jovialidade da mente é uma questão que não deve preocupar apenas as pessoas idosas, deve ser uma questão tida em consideração desde cedo, especialmente numa era em que todo e qualquer esforço de memória se resume a pesquisas ou lembretes no smartphone.

Leia também: 6 regras de etiqueta para quem vai visitar bebês recém-nascidos

A boa saúde mental é um dos temas que mais preocupam a ciência e um recente estudo revela que o segredo pode estar no ‘sangue jovem’, mais especificamente numa proteína encontrada no sangue do plasma de pessoas mais novas. A alimentação é também fundamental e são cada vez maiores as evidências científicas de que a alimentação é a chave para uma boa saúde mental e, por isso, torna-se cada vez mais fundamental aprender a comer, ou seja, comer de forma inteligente. 

Contudo, a saúde mental só é conquistada com cuidados diários, com hábitos saudáveis e com truques rotineiros. E um desses truques, de acordo com a revista Health, é sair da zona de conforto, a procura por novos desafios, novas aprendizagens e novas rotinas.

“Trocar por algo mais desafiante, que deve ser verdadeiramente diferente daquilo que já se faz, pode ter muitos benefícios cognitivos”, explica a psicóloga Rachel Wu, a exercer na University of California Riverside.

Procurar a ajuda de professor ou instrutor para aprender algo novo – seja um idioma, o uso de um equipamento tecnológico ou de um instrumento musical – é também um aspeto a ter em conta, pois a presença de alguém dotado para ensinar vai permitir alcançar os objetivos mais cedo e de forma mais eficaz.

E como nada se consegue sem confiança, diz a psicóloga que acreditar em si mesmo é também um dos fatores mais importantes na luta por um cérebro mais jovem. E como é que isso se consegue? “Comece por ignorar aquelas pessoas que não acreditam (…) e obrigue-se a acreditar” nas próprias capacidades.

Contudo, esta luta por um cérebro mais jovem – especialmente quando feita por pessoas de idade – pode ser ainda melhor quando feita em grupo, ou seja, quando uma pessoa preocupa-se em estar rodeada de pessoas com os mesmos objetivos, com a mesma garra e com a mesma vontade de aprender mais. O melhor pode mesmo ser a participação em aulas de grupo ou a procura de atividades coletivas.

E tentar aprender mais do que uma coisa nova ao mesmo tempo? Parece muito trabalho, mas a psicóloga diz que os benefícios são enormes.

O compromisso também é um dos fatores mais importantes não só para se conseguir alcançar um objetivo, mas também para criar o hábito de adotar alguns momentos rotineiros no dia a dia que promovem a saúde mental, como a prática de exercício físico, a ingestão de alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3, a vida social ativa, etc.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório