Exercício físico diminui consideravelmente risco de diabetes tipo 2

A diabetes tipo 2 é uma doença relacionada com o estilo de vida e que pode ser facilmente prevenida com a adoção de determinados hábitos. Mas há um que, segundo a ciência, pode fazer toda a diferença.

© DR
Lifestyle ESTUDO 14:18 - 17/07/17 POR Notícias Ao Minuto

A prevenção do diabetes tipo 2 passa, essencialmente, por um estilo de vida saudável, no qual a alimentação é o pilar da saúde e à qual se junta a prática regular de exercício físico e a exclusão de hábitos que podem ser prejudiciais, como o tabagismo e/ou o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

PUB

Todos estes fatores são importantes para prevenir uma das doenças mais comuns relacionadas ao estilo de vida, contudo, a ciência passa agora a dar ainda mais destaque ao exercício físico, como prova um estudo realizado pela Universidade de Arkansas, nos Estados Unidos, e que sugere que a prática moderada de exercício físico durante cinco dias por semana pode ser o suficiente para frear consideravelmente o aparecimento da doença.

Publicado na revista científica Experimental Physiology, o estudo analisou dois grupos de ratos que foram alimentados com a típica dieta norte-americana, isto é, rica em gordura saturada, açúcar e sal, e que seguiam o mesmo plano de atividade física. Segundo o site Eureka Alert, um dos grupos era composto por ratos geneticamente programados para ter uma maior quantidade de mitocôndrias (estruturas celulares que convertem a glicose em energia).

Depois de analisarem os dois grupos, os cientistas notaram que o exercício físico praticado cinco vezes por semana foi capaz de reduzir os riscos de desenvolver diabetes, e até mesmo quando a dieta se manteve altamente calórica.

Na prática, o exercício consegue proteger o organismo contra a resistência à insulina, mantendo-se, assim, capaz de fazer uma boa gestão da energia libertada e da gordura acumulada.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso.

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

X