Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça as 6 capitais russas ao longo da história

Atualmente, a capital é Moscou, mas nem sempre foi assim

Conheça as 6 capitais russas ao longo da história
Notícias ao Minuto Brasil

13:33 - 09/11/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Viagens

Quase todo mundo sabe que a capital atual da Rússia é Moscou. Contudo, fora do país eslavo, poucos sabem quais as cidades que já foram o "coração" da Rússia ao longo da história. O portal RBTH recolheu fatos em destaque sobre cada uma dessas cidades emblemáticas.

Staraya Ladoga

Uma publicação partilhada por Olga Kot (@leeloo_ok) a Jul 18, 2017 às 3:49 PDT

Este pequeno povoado na região de Leningrado antigamente era a capital da Rússia. Staraya Ladoga, contudo, não desfrutou de seu alto estatuto por muito tempo, já que serviu de capital por apenas dois anos, de 852 até 864.

Segundo reza a história, em 862 o legendário líder varegue Rurik chegou a Ladoga. Considera-se que o Estado russo surgiu naquele ano, já que Rurik foi o primeiro governante conhecido da Rússia.

Ladoga era um posto importante na famosa rota comercial varegue, que se estendia até à cidade de Constantinopla. Posteriormente, Pedro, o Grande estabeleceu um novo assentamento, mantendo o mesmo nome e Ladoga se tornou Staraya (antiga) Ladoga.

Novgorod

Uma publicação partilhada por @viktorias777 a Nov 9, 2017 às 6:16 PST

Novgorod (Veliky Novgorod) era outro centro importante da mesma rota comercial. De acordo com vários relatos históricos, Rurik chegou a Novgorod depois de Ladoga. Outros, contudo, indicam que este veio diretamente da Escandinávia.

Novgorod foi o coração do Estado russo embrionário durante um par de décadas, até 882. O sucessor de Rurik, Oleg, foi príncipe da cidade desde 879. De acordo com os relatos históricos, Oleg era familiar de Rurik e assumiu o reino depois de sua morte.

Kiev

Uma publicação partilhada por Подорож до Києва (@uatrip_kiev) a Nov 9, 2017 às 7:39 PST

Em 882, Oleg mudou a capital de Novgorod para Kiev visando expandir seu reino. Kiev também estava situada ao longo da rota do comércio varegue. Durante suas viagens ao longo do rio Dnepr, Oleg dominava as tribos que viviam ao longo das margens. Outros dois príncipes escandinavos governavam o país naquela época, mas Oleg os expulsou da cidade e depois os matou.

Oleg mudou a capital para Kiev, unindo assim os dois centros mais poderosos do Estado antigo. Em resultado, alguns o consideraram o verdadeiro fundador da Rússia antiga. A cidade virou o centro político e econômico do país, que mais tarde foi batizado de Rus Kievana. Desde o reinado do príncipe Vladimir, que adotou o Cristianismo no fim do século X, Kiev também se transformou em um bastião religioso.

Vladimir

Uma publicação partilhada por @vladimir33_life a Nov 8, 2017 às 4:17 PST

A importância de Kiev começou a diminuir em meados do século XII. O príncipe Yuri Dolgoruky da cidade de Suzdal, durante toda sua vida tentou se tornar o Grande Príncipe de Kiev, mas no fim das contas conseguiu governar apenas poucos anos. Seu filho, Andrei Bogolubsky, por sua vez, recusou oficialmente se instalar em Kiev, deixando seu filho Mstislav atacar e saquear a "ex-capital" em 1169.

Bogolubsky preferiu ficar no norte, na cidade de Vladimir, que logo se tornou o novo "coração" da Rússia. Kiev se enfraqueceu mais ainda quando os mongóis a invadiram no século XIII. Os nômadas conquistaram vários principados, mas reconheceram a posição superior de Vladimir entre as outras cidades russas.

Moscou

Uma publicação partilhada por Jornal O Globo (@jornaloglobo) a Nov 5, 2017 às 5:13 PST

Moscou demorou 200 anos para se tornar de uma pequena cidade fundada por Jorge I Vladimirovic no principado de Vladimir-Susdália, o principal da então Rússia.

A partir do fim do século XIII, os príncipes de Moscou começaram a expandir o território de seu principado. Recuperaram o título de Grão-Duque de Vladimir para fortalecer ainda mais o poder sobre o país.

Em 1380, o governante do país daquela época, Demetrio Donskoi, transformou o título de Grão-Duque em uma possessão hereditária dos príncipes de Moscou. A partir daquele momento, Moscou se tornou o centro indiscutível do território russo. Nos meados do século XVI, Ivan, o Terrível se declarou czar e Moscou se tornou a capital do Czarado da Rússia.

São Petersburgo

Uma publicação partilhada por Estado de Minas (@emimagem) a Nov 7, 2017 às 1:05 PST

 

Em 1712, Pedro, o Grande decidiu transferir a capital de Moscou para São Petersburgo, poucos anos antes de fundar o Império Russo.

São Petersburgo foi a capital da Rússia até o fim do Império, que aconteceu na sequência da Revolução de 1917. Em 1918 os bolcheviques mudaram a capital para Moscou, devido às preocupações quanto a uma possível invasão estrangeira. Assim, em 2018 se celebrará 100 anos desde que Moscou se tornou o centro definitivo da Rússia. Com informações do Sputnik Brasil.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório