Meteorologia

  • 12 NOVEMBRO 2019
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Psicólogos explicam o transtorno da personalidade narcisista

'Todo narcisista patológico comete abusos', declara psiquiatra da USP

Psicólogos explicam o transtorno da personalidade narcisista
Notícias ao Minuto Brasil

11:06 - 30/11/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Comportamento

Muitas páginas na internet têm acolhido mulheres que se dizem vítimas de “mães narcisistas”, isto é, sofrem maus tratos físicos e emocionais e desabafam sobre isso nesses grupos fechados.

Segundo a psicóloga clínica Silvia Rawicz disse ao portal UOL, isso se intitula transtorno de personalidade narcisista, conforme é descrito no "Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais", da Associação Americana de Psiquiatria.

+ Saiba como funciona a dieta anti-inflamatória feita por Deborah Secco

“Uma das características é pouca ou falta de empatia. Basta apenas essa para criar sérios problemas para qualquer um que se relacione com o narcisista”, afirmou Silvia ao UOL.

Acreditar ser especial e único, sentir inveja das pessoas ou pensar ser alvo de inveja frequentemente e exigir ser constantemente admirado são outros traços desse comportamento.

“Nem todo mundo que comete abusos, físicos ou emocionais, é narcisista patológico. Pode ser apenas uma pessoa má. Mas todo narcisista patológico comete abusos”, afirmou o psiquiatra Erlei Sassi, coordenador do Ambulatório de Transtornos de Personalidade e Impulso do IPq (Instituto de Psiquiatria) do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

Segundo Erlei Sassi, a psicoterapia é uma forma de tratar o transtorno de personalidade narcisista: “O entrave, no entanto, é o narcisista aceitar que tem algo a ser tratado.”

“Quem convive com o narcisista sofre de níveis altíssimos de estresse. O tratamento passa por reconstruir a autoestima da vítima. É a validação do sofrimento dela. Passa por ela saber que não está louca”, disse Silvia.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório