Meteorologia

  • 18 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cinco passos para reduzir o consumo de laticínios

Além das muitas opções sem lactose, são diversos os alimentos que contam com os nutrientes anteriormente consumidos através dos laticínios

Cinco passos para reduzir o consumo de laticínios
Notícias ao Minuto Brasil

12:08 - 25/05/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Lactose

Os laticínios contêm certos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, mas há formas de os garantir através de outras alternativas, sem que tenha de ir atrás de suplementos.

Seja por dieta (quem nunca sentiu dificuldades em emagrecer por não conseguir deixar de comer queijo?), para confirmar se é alérgico aos laticínios ou intolerante a lactose – algo bastante frequente – ou por qualquer outro motivo, é comum a opção de se cortar nos laticínios.

O problema por vezes surgem ao deparar-se na quantidade de alimentos que normalmente se come durante o dia e que contam com lactose. Ao site Health, a nutricionista Cynthia Sass aponta cinco dicas para que se elimine os laticínios da alimentação de forma nada complicada.

Esteja atento a produtos com laticínios ‘escondidos’: não só no queijo, iogurte e manteiga se encontram laticínios. Barras energéticas, cereais, bolachas, sopa ou mesmo molho de salada também  podem conter. Tenha o hábito de verificar sempre os componentes presentes nos produtos que compra.

Opte por alimentos (sem laticínios) ricos em cálcio: Comece por explorar as possíveis opções e aposte nas mesmas para evitar a deficiência deste componente essencial. Em duas sardinhas enlatadas, por exemplo, garante 15% da dose diária recomendada de cálcio. Sementes de sésamo, aveia ou brócolis são outras boas fontes de cálcio

Compense a proteína em falta: Além do cálcio, também a proteína é conseguida através de laticínios. Se deixou de os comer, garanta que não diminui o consumo ideal de proteína diário

Experimente opções sem lactose: Consegue a proteína através outros alimentos, e também o cálcio é conseguido por outras fontes, como já se referiu. Mas se costumava ‘pingar’ o café com leite ou preparar papas de aveia com esta bebida, experimente alternativas diretas como leite sem lactose, sejam de origem animal ou vegetal, ou mesmo queijo ou iogurtes indicados a intolerantes a lactose.

Ouça o seu corpo: Esta dica serve para inúmeras situações, em geral, sempre que expõe o corpo a mudanças deve estar atento à forma como o organismo responde. Se se sente com fome, tente entender  se é falta de algum nutriente ou apenas ‘saudade’ dos sanduíches com queijo que costumava comer no meio da manhã, por exemplo.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório