Meteorologia

  • 26 SETEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Atletas são mais suscetíveis a sofrer com infecções de pele

Saiba como evitar o surgimento de condições de pele causadas por vírus, bactérias e fungos

Atletas são mais suscetíveis a sofrer com infecções de pele
Notícias ao Minuto Brasil

11:32 - 07/06/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle cuidados

Que atletas devem manter os músculos e os ossos saudáveis e bem cuidados não é segredo para ninguém. Mas, o que poucos sabem, é que, assim como o corpo, a pele dos atletas também precisa de cuidados. Isso por que, sem os devidos cuidados, o tecido desses atletas fica vulnerável a infecções cutâneas tão prejudiciais para ele e seu time quanto fraturas e distensões.

“Atletas correm um risco maior de sofrer com infecções e outras condições de pele, pois eles podem facilmente transmitir bactérias, fungos e vírus através do contato pele-com-pele comum em treinos e competições. Além disso, equipamentos esportivos, principalmente capacetes e almofadas de proteção, criam um ambiente escuro, úmido e quente ideal para o desenvolvimento de germes causadores de infecções”, explica a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD).

+ Atividade física reverte efeitos de se estar muito tempo sentado

Para evitar estes problemas, é importante que você, por exemplo, mantenha cortes e machucados limpos e cobertos com curativos até que estejam curados, pois uma pele machucada enfraquece o sistema de defesa do tecido, permitindo que germes e bactérias penetrem mais facilmente.

“É importante também que você previna bolhas para reduzir as chances de infecções. Para isso, aplique esparadrapos, pomadas e géis nos locais de maior atrito. Além disso, invista em um bom calçado, que permita seus pés respirarem e não sejam apertados demais”, completa a especialista.

Segundo a médica, é interessante também que você invista em roupas que absorvam o suor, mantendo sua pele seca e prevenindo que germes cresçam, e troque as roupas suadas assim que terminar a atividade física, pois utilizar as roupas dos exercícios por muito tempo impede que a pele respire, entupindo os poros e promovendo a formação de foliculite.

“É essencial também que você tome banho após toda a prática de atividade física, de preferência com água morna, para evitar a remoção da camada de proteção da pele. Se você for utilizar o banheiro do vestiário, é recomendado que você utilize chinelos para proteger os pés, pois banheiros públicos tendem a ser cheios de germes e bactérias que podem causar infecção”, destaca.

E os cuidados não devem ser apenas com a pele, mas também com os equipamentos esportivos. Por exemplo, você não deve compartilhar itens pessoais, como toalhas, capacetes e sabonetes, para evitar a propagação de vírus e bactérias.

“É fundamental também que você desinfete equipamentos e lave roupas e toalhas após cada uso. Além disso, mochilas e sacolas também devem ser lavadas, pois os germes presentes nos equipamentos usados podem permanecer na bolsa e crescer, infectando roupas e toalhas que você guardar ali depois”, afirma a dermatologista.

Porém, o cuidado mais importante é checar sua pele diariamente à procura de cortes, feridas, vermelhidão, inchaço e infecções. Caso você note alguma dessas alterações no tecido, o ideal é que você procure um dermatologista imediatamente.

“Sem tratamento adequado, infecções e condições de pele podem acabar piorando e apenas um médico especializado poderá diagnosticá-las corretamente e indicar o melhor tratamento para cada caso”, finaliza a Dra. Valéria Marcondes.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório